As mídias digitais estão transformando a maneira como interagimos e entendemos o mundo, transcendendo as fronteiras tradicionais de público e privado e redefinindo o conceito de privacidade.
Possibilidade aberta pelas tecnologias de rede de aumentar o conhecimento produzido de maneira social e coletiva
Interatividade
Interferência e integração entre usuários, ou usuários, programas e conteúdos, em diferentes níveis e formas, nos sistemas de comunicação digital em rede.
Segurança e vigilância
Possibilidade de identificação de dados gerados nas mídias digitais em rede, ultrapassando os limites público/particular e redefinindo a noção de “privacidade”.
Interface
A operação das mídias digitais acontece a partir de pontos de contato “amigáveis” entre dispositivos e usuários, moldados a partir de referências culturais anteriores.
Cultura participatória
Potencialidade de qualquer indivíduo se tornar um produtor de cultura, seja recriando conteúdos já existentes, seja produzindo conteúdos inéditos
Convergência
Integração entre computadores, meios de comunicação e redes digitais, bem como de produtos, serviços e meios na internet.
Ciberespaço
É um espaço de interação criado no fluxo de dados digitais em redes de computadores; virtual por não ser localizável no espaço, mas real em suas ações e efeitos
Barreira digital
São diferenças de acesso às tecnologias e mídias digitais, bem como à cultura desenvolvida nesses ambientes, vinculadas a problemas sociais e econômicos.