ARQUIVISTA E FORMAÇÃO CONTINUADA:
COMPARAÇÃO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E A ESPANHA.
ANGOLA
EM 1975, CONQUISTOU A SUA INDEPENDÊNCIA
TEM COMO PRIORIDADE A EXPANSÃO DE ENSINO
O ARQUIVO NACIONAL DA ANGOLA OFERECE CURSOS DE CURTA DURAÇÃO
PARA A CAPACITAÇÃO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS EM ARQUIVOS PARA PROFISSIONAIS.
BRASIL
CONQUISTOU SUA INDEPENDÊNCIA POLíTICA DE PORTUGAL EM 1822.
É UM PAÍS BEM DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO, APESAR DAS DIVERSAS CRISES. SÃO MINISTRADOS TANTO CURSOS DE FORMAÇÃO FORMAL, QUANTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARQUIVOLOGIA, EM GRANDE NÚMERO E QUALIDADE, ALÉM DOS DIVERSOS CURSOS TÉCNICOS DE CURTA DURAÇÃO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS E ASSOCIAÇÕES.
UMA DAS INSTITUIÇÕES PROMOTORAS É O Conarq, VINCULADO À OUTRA INSTITUIÇãO ESSENCIAL, o Arquivo Nacional, QUE TAMBÉM É MUITO ATIVO E MINISTRA AÇÕES DE FORMAÇÃO COM OS CURSOS DE CURTA DURAÇÃO, E AÇÕES TÉCNICAS E INFORMATIVAS COMO OFICINAS, SEMINÁRIOS E DEBATES PARA OS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA.
CABO - VERDE
TORNOU SE INDEPENDENTEMENTE EM 1975
POSSUÍ UM DOS MELHORES SISTEMAS EDUCACIONAIS DA ÁFRICA.
APESAR DISSO A OFERTA DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO É MUITO REDUZIDA.
O ARQUIVO NACIONAL OFERTA CURSOS TÉCNICOS DE CURTA DURAÇÃO PARA CAPACITAR OS PROFISSIONAIS A PRESTAREM SERVIÇOS DE QUALIDADE NAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO.
ESPANHA
ESTRUTURA A FORMAÇÃO SUPERIOR EM TRÊS NÍVEIS: GRADO,MÁSTER E DOCTORADO.
SE REVELA COMO UM AGENTE DE FORMAÇÃO, A ARQUIVISTICA ESTÁ ASSOCIADA AO ENSINO DA BIBLIOTECONOMIA, INEXISTINDO COMO CURSO DE FORMAÇÃO FORMAL. AS ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS CONTRIBUEM CONSIDERAVELMENTE COM OFERTA DE CURSOS DE CURTA DURAÇÃO.
GUINÉ - BISSAU
PRIMEIRA COLÔNIA PORTUGUESA NO CONTINENTE AFRICANO A TER INDEPENDÊNCIA RECONHECIDA EM 1974.
NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO, CARECE DE OFERTA EDUCATIVA FORMAL EM ARQUIVÍSTICA.
A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS GUINESSES É EFEITUADA EM SERVIÇOS OU CURSOS, APOIADOS POR BOLSAS DE ESTUDOS EM PAISES ESTRANGEIROS, NA TENTATIVA DE SANAR A FALTA DE CURSOS EDUCATIVOS NA ÁREA.
GUINÉ EQUATORIAL
TORNOU - SE INDEPENDENTE EM 1968
CARECE DE INCENTIVOS NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO EM QUE SE REFLETE POR INEXISTIR DADOS SOBRE OFERTAS DE CUSOS NA ÁREA E TÃO POUCO DADOS DE EXISTÊNCIA SOBRE O ARQUIVO NACIONAL DO PAÍS NAS PÁGINAS WEB.
MOÇAMBIQUE
PASSOU POR UMA INTENSA GUERRA CIVIL DURANTE 1977 A 1992, QUE PREJUDICOU SEVERAMENTE O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.
OS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO AINDA SÃO EM "NÚMERO INSUFICIENTE " PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DAS INSTITUIÇÕES ARQUIVÍSTICAS.
O CENTRO NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO DE MOÇAMBIQUE, CEDIMO, E O ARQUIVO NACIONAL DE MOÇAMBIQUE ,OFERECEM CURSOS TÉCNICOS DE CURTA DURAÇÃO PARA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.
PORTUGAL
FOI UM DOS PRIMEIROS PAÍSES EUROPEUS A ZELAR POR SEU PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E UM DOS MAIS PREPARADOS PARA TAL.
APRESENTA BOAS OFERTAS DE CURSO NO ÂMBITO DA INFORMAÇÃO
A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTARISTAS, ASSOCIAÇÃO QUE MAIS MINISTRA AÇÕES DE FORMAÇÃO COM OS CURSOS DE CURTA DURAÇÃO E AÇÕES TÉCNICAS E INFORMATIVAS COMO OFICINAS, SEMINÁRIOS E CURSOS Á DISTÂNCIA, PARA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM SUAS SEDES DISTRIBUÍDAS AO LONGO DE PORTUGAL.
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
TEVE SUA INDEPENDÊNCIA DECRETADA EM JULHO DE 1975
O ARQUIVO NACIONAL REALIZA ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO, PORÉM A OFERTA AINDA É ESCASSA.
O CURSO MINISTRADO PELO ARQUIVO CONTEMPLA DIGITALIZAÇÃO e GESTÃO DOCUMENTAL.
TIMOR LESTE
EM 2002 TORNOU SE TOTALMENTE INDEPENDENTE
AINDA HÁ POUCOS PROFISSIONAIS COM O CONHECIMENTO E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA PRESTAR SERVIÇOS DE QUALIDADE NAS UNIDADES DE ARQUIVO, VISTO QUE NÃO HÁ NENHUMA FORMAÇÃO FORMAL EM ARQUIVÍSTICA.
O ARQUIVO E O MINISTÉRIO DA CULTURA OFERECEM CURSOS TÉCNICOS DE CURTA DURAÇÃO AÇÃO E PALESTRAS, PARA CAPACITAR OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ÁREA.
OBJETIVO DE MAPEAR AS OFERTAS FORMATIVAS EM ARQUIVÍSTICA, NOTADAMENTE OS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SENDO DE CURTA DURAÇÃO, CURSOS TÉCNICOS, ESPECIALIZAÇÃO , LATO SENSU E STRICTO SENSU, MINISTRADOS NOS PAÍSES QUE COMPÕEM A CPLP.
FORMAÇÃO FORMAL
e FORMAÇÃO CONTINUADA .