EGITO
Economia
Atividades economicas
As principais atividades economicas no Egito eram a agricultura e a pecuária. eles também desenvolveram outros tipos de atividades,como o artesanato.
Os egípcios mantinham um comércio com outros povos,como os cretenses,fenícios e sírios
Política
Unificação política
os primeiros povos que habitaram a região do Rio Nilo,por volta de 5000 a.C.,não formaram Estados Centralizados ,mas sim várias tribos que surgiram ao longo do tempo.essas comunidades passaram a controlar as inundações para seu proveito.Assim para cuidar da construçaõ de canais de irrigação ou até mesmo barragens ,daí surgiu a nessecidade de um líder .O mais sábio da tribo , ou aquele que possuía a família mais poderosa , passou a governar sua comunidade ´recebendo o nome de nomarca . Então as comunidades formadas ão longo do Rio Nilo receberam o nome de nomos . Eram tribos agropastoris autonomas , isto é , independentes entre si.
Cerca de 3500 a.C.,ocorreu a união de vários nomos,acarretando a centralização do poder e o aparecimento de dois reinos : o Alto Egito e o Baixo Egito ,porém entre 3200 a.c. e 3100 a.c.,os dois reinos entraram em um conflito que terminou como vencedor foi o Alto Egito , que unificou as duas regiões. a sede administrativa do novo Egito passou a se situar na cidade de Menfis ,atual Cairo,localizada na região norte do Rio Nilo .
Após a unificação , o chefe político do Alto Egito ,Menés ,tornou se líder de toda a região.entretanto ,ele não seria mas chamado de nomarca e sim de faraó.este considerado um ser divino ,cujo poder teria sido concedido pelos deuses ,tornando-se assim o representante na terra.surgiram,então,no Egito,os Estados Teocráticos ou Monarquias Teocráticas,em que o rei ou governante era considerado um deus encarnado.
Sociedade
Piramide social egípcia
Primeira classe
Faraó
Segunda classe
Nobres,sacerdotes e altos funcionários
Terceira classe
Soldados Egipcios
Quarta classe
Escribas
Quinta classe
Comerciantes e mercadores
Sexta classe
Artesãos
Sétima classe
Camponeses
Oitava classe
Pessoas escravizadas
A sociedade egípcia tendia á imobilidade social,isto é ,nela,a mudança de posição social era muito díficil .também era uma sociedade hierarquizada,em que os cargos eram transmitidos de pai para filho .