Introdução aos estudos universitários
Aprendizagem ao longo da vida
A aprendizagem não ocorre apenas em um momento da vida do indivíduo, é um processo que acontece ao longo da vida, ocorrendo em em diferentes contextos: família, trabalho, creche e, posteriormente, na interação com os demais indivíduos.
Processos psicológicos da aprendizagem
A aprendizagem está relacionada à história da humanidade. Algo sempre foi ensinado, apreendido, pensado e também investigado sobre o funcionamento de como essa aprendizagem foi construída.
Funções Psicológicas Básicas: Memória e Cognição.
Cognição é conhecer, faz parte de um processo consciente e tem como resultado final a aquisição de conhecimentos. Abrange processos mentais tais como: percepção, memória, pensamento ou raciocínio, solução de problemas, imaginação e criatividade. A memória, por fazer parte da cognição, é a mais estudada por representar, de certa forma, nossa capacidade de conhecer-aprender.
Leitura inspecional e leitura averiguativa
Quando se está na universidade, a relação intrínseca com a leitura e com a escrita acabam por tornar-se evidentes, e percebe-se que é preciso, continuamente, aprimorar essas habilidades.
Relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento
A aprendizagem se relaciona com desenvolvimento humano de maneira a promover um indicativo sobre as transformações sociais, se disponibilizando representativamente sob as estruturas da sociedade ao mesmo tempo em que é integrador das características cognitivas, afetivas e comportamentais dos indivíduos.
Contemporaneidade e inteligência emocional
A contemporaneidade não deve ser vista somente a partir das questões cronológicas, pois envolve uma atitude de análise e reflexão dos aspectos que compõem cada época, que fazem visualizar aquilo que está explícito e o que não é tão perceptível ao olhar.
Leitura, interpretação e análise de textos científicos
Todo texto tem um propósito central, que é a transmissão de uma mensagem. Tal transmissão corresponde a uma interação entre dois personagens centrais, o autor e o leitor. Contudo, existem diversos tipos de texto, cada um com características e propriedades particulares, as quais os distinguem e, naturalmente, conduzem a outras diferenças, que dizem respeito a questões como leitura e interpretação dos textos. Um desses tipos é o texto científico.