é

Lançamento Horizontal

O lançamento horizontal é um movimento realizado por um objeto que fora arremessado.

O ângulo de lançamento é nulo e a velocidade inicial (v0) é constante.

Fórmulas

x = x0 + v0t

y = gt2/2

O movimento de queda livre é um movimento que possui ação da gravidade e aceleração constante.

MRU:

MRU é uma abreviação para um movimento retilíneo e uniforme. A palavra retilíneo indica que o movimento acontece em uma linha reta. A palavra uniforme indica que a velocidade permanece constante.

É fácil perceber os problemas que são classificados como MRU, preste atenção nos termos:

velocidade constante

aceleração nula, aceleração zero

força resultante nula, força resultante zero

A aceleração é a grandeza física que mede a variação da velocidade. Portanto, se um problema diz que a aceleração é zero, isto quer dizer que não existe variação da velocidade.

MRUV:

O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante . Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais.

Para obtermos a função velocidade no MRUV devemos relembrar e aplicar o conceito de aceleração média.

αm=ΔV/Δt

Δv: Variação de velocidade

Δt: Variação de tempo

Cinemática

Lançamento Oblíquo

Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em um certo ângulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal.

Com os fundamentos do movimento vertical, sabe-se que, quando a resistência do ar é desprezada, o corpo sofre apenas a aceleração da gravidade.

Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde , e desce aumentando a velocidade.

O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0.

A velocidade instantânea é dada pela soma vetorial das velocidades horizontal e vertical, ou seja, . O vetor velocidade é tangente à trajetória em cada momento.

Movimento circular

Movimento circular é o movimento de rotação de um corpo em torno de um eixo ao longo de uma trajetória circular de raio constante. Esse movimento pode ser uniforme, caso a velocidade de rotação seja constante, ou variado, caso sua velocidade sofra variações ao longo do tempo.

É importante observar que quando a velocidade do móvel ocorre de forma curva, é necessário analisar, além da velocidade linear, um outro tipo de velocidade presente: a velocidade angular, que é exatamente o ângulo θ, formado imaginariamente entre a ligação dos pontos da trajetória.

Um corpo está em Movimento Curvilíneo Uniforme, se sua trajetória for descrita por um círculo com um "eixo de rotação" a uma distância R, e sua velocidade for constante, ou seja, a mesma em todos os pontos do percurso.

No cotidiano, observamos muitos exemplos de MCU, como uma roda gigante, um carrossel ou as pás de um ventilador girando.