Luzes e sombras. Freud e o advento da psicanálise

Sigmund Freud(1856-1939)

Nascido em Freiburg

Forte ligação com as artes e com a língua

Nasceu em uma família judaica

Homem cultivado, de horizontes culturais amplos e cosmopolitas.

É considerado o pai da psicanálise

Foi aluno de Theodor Meynert(1833-1892)

Os primordios da teoria e da técnica psicanalística

Por volta de 1930,Freud propõe os alicerces fundamentais da psicanálise

Inconsciente

Diretrizes básicas do tratamento psicanalítico

Repressão

Sexualidade infantil

Relação entre sintomas neuróticos e fenômenos da vida psíquica "normal"

Ao publicar "Os estudos sobre a histeria(1895)" em coatoria com Joseph Breuver, trazem relatos sobre vários tratamentos conduzidos pelos autores, em geral com pacientes histéricas atormentadas por múltiplos sintomas.

Deduz-se que tais sintomas são formados a partir da repressão de certas lembranças que, não podendo ser integrados na história dessas mulheres, "retornam" no corpo, simbolizadas nos e pelos sintomas

Freud e Breuer utilizaram a hipnose para obter acesso a matérias que pudessem estar na origem dos sintomas

Ao colocar os pacientes em transe hipnótico, surgiam lembranças que, uma vez relatadas e revividas afetivamente auxiliaram na elucidação e mesmo na eliminação de certos sintomas.

Método catártico: sob hipnose, o paciente recorda e revive um evento que lhe foi traumático externalizando e descarregando afetos não manifestados por ocasião do trauma, tal descarga emocional é denominada ab-reação.

O caso da jovem Anna O

Sintomas

Tosse nervosa, alucinações, distúrbios visuais e mentais, aversão a água.

Resultado: relatou uma cena na qual presenciara o cão pertencente á sua dama de companhia bebendo água em seu próprio copo, o que lhe suscitou intensos sentimentos de nojo e de raiva, por polidez, nada disse e conteve esses afetos.

Se o registro da cena permanecesse em sua consciência continuaria a provocar desprazer por isso tal registro foi alvo de "repressão".

Repressão: mecanismo pelo qual um conteúdo psíquico é excluído da consciência, enviado para o sistema do inconsciente e lá e mantido

Sob hipnose, Anna O pode reviver a cena e descarrear os afetos suprimidos, o que lhe possibilitou recuperar a capacidade de ingerir líquido.

Complexo de Édipo

Por volta dos 3 aos 5 anos , a criança viveria um período de intensos desejos amorosos e hostis em relação aos pais.

Freud vai se dando conta de que a trajetória edípica de meninos e meninas tem características bastante diversas

O complexo de Édipo tende a declinar ou dissolver-se com a renúncia da criança ao seu objeto de amor e a consequente identificação com os valores da cultura representados pelos pais.

Ve-se,pois,que antes de 1910 estão assentados alguns dos principais pilares do pensamento freudiano(inconsciente, repressão e sexualidade), mas nem por isso a teoria deixa de passar por radicais e profundas transformações.

Método da associação livre(1896)

Regra fundamental do tratamento psicanalítico

Freud solicita que seus pacientes que, deitados em divã e de costas para o psicanalista, digam livremente tudo o que lhes ocorrer á mente, sem qualquer tipo de censura.

Freud verifica que tais ideias , na verdade, vão se encadeando e se remetendo umas ás outras, de modo a ir formando cadeias associativas que tendem a se entrecruzar.

Freud supões que as associações livres não se dão ao acaso(não sendo, portanto, exatamente livres), ao contrário, acredita em um determinado psíquico, isto é, que no psiquismo tudo possui ou remete a um sentido latente.

A interpretação dos sonhos(1890)

Composto por dois grandes sistemas

inconsciente, pré-consciente, consciente e censura

Função: exerce a força da repressão no sentido de expulsar certas representações do sistema pré-consciente/consciente e manter-lhe no sistema inconsciente.

Essa operação se faz necessária porque tais representações causam angustia e dor quando disponíveis na consciência do sujeito

A repressão não destrói a representação dolorosa mesmo mantida em estado inconsciente, ela permanece ativa, tentando retornar ao sistema consciente.

A anáise das neuroses e das demais formações do inconsciente.

Aspecto crucial da teoria psicanalista

O material reprimido tende a ser, sobretudo, de natureza sexual.

Os desejos reprimidos que realizavam de forma disfarçada nos sonhos eram primordialmente de caráter sexual e infantil

Freud afirma inúmeras vezes que entende a sexualidade em um sentido mais "amplo", e não simplesmente como o conjunto de atividades ligadas á genitalidade e á finalidade procriativa.

Elementos fundamentais da pulsão(1905)

Fonte: região do corpo

Objeto:aquilo por intermédio do qual a pulsão atinge seu alvo

Tais elementos diferem e se articulam também de diferentes maneiras nas inúmeras configurações que podem assumir a sexualidade dita "normal" e também, até então, situada no terreno das perversões( como o fetiche).

Pressão: força, elemento quantitativo

Meta: atividade que visa suprimir a excitação

No inicio, o prazer surge como acréscimo marginal a satisfação de uma função vital- ao mamar, por exemplo, o bebê tem saciada sua fome, mas o contato com o mamilo materno e o contato com o fluxo de leite morno acabam por lhe proporcionar um prazer a mais, que passa a ser buscado com um fim a si mesmo.

Alguns desdobramentos posteriores

Entre 1914 e 1917, Freud produz um conjunto de escritos na tentativa de sistematizar em torno de conceitos chave- como os de inconsciente, pulsão e narcisismo.

O conhecimento teórico até então construído são os chamados "artigos metapsicológicos" nos quais efetuam elaboração decisivas para as mudanças introduzidas na década seguinte.