Programa Assimilar Aprender Apreender Incluir (PAAA) Inédito 2022/2023

c1r

O Programa Assimilar Aprender Apreender Incluir (PAAAI) visa desenvolver e aprimorar a capacidade de prosseguir e persistir na rotina do método no qual chegam às informações e o conhecimento, de organizar a sua própria forma de assimilar informações e conhecimentos, incluindo através do manejo do tempo e da informação, tanto individualmente como em grupo.  O Programa Assimilar Aprender Apreender Incluir (PAAAI) inclui como competência a consciência do processo de construção da sabedoria baseada em informações, conhecimento e das necessidades, a identificação de oportunidades disponíveis e a capacidade de superar obstáculos para assimilar com sucesso. As competências-chave apresentadas nesta série de 10 palestras são suficientes para que uma pessoa consiga assimilar e converter conhecimentos em sabedorias ao longo da vida.

Disciplinas e Abordagens

1) Comunicação na língua materna

2) Comunicação em línguas estrangeiras

No caso do Brasil vamos apresentar meios e métodos para a assimilação do Idioma Inglês e Espanhol como porta de entrada para acesso a tradutores automáticos de mais de 100 idiomas.

3) Competência matemática e competências básicas em ciência e tecnologia;

As habilidades incluem a capacidade de usar e manusear ferramentas e máquinas tecnológicas, bem como dados científicos para atingir um objetivo ou chegar a uma decisão ou conclusão baseada em evidências.

4. Competência digital

A competência digital envolve o uso confiante e crítico da Tecnologia da Sociedade da Informação (IST) para trabalho, lazer e comunicação.

As habilidades necessárias incluem a capacidade de pesquisar, coletar e processar informações e usá-las de forma crítica e sistemática, avaliando a relevância e distinguindo o real do virtual e reconhecendo os links. Serão mostradas aos indivíduos as possibilidades de usar as TIC'` para apoiar o pensamento crítico, a criatividade e a inovação.

Competências-chave

5. Aprendendo a apreender (Assimilar)

'Aprender a apreender' é a capacidade de prosseguir e persistir na aprendizagem, de organizar a própria aprendizagem, inclusive através da gestão eficaz do tempo e da informação, tanto individualmente como em grupo.

Com base nessas habilidades, um indivíduo deve ser capaz de acessar, obter, processar e assimilar novos conhecimentos e habilidades. Isso requer uma gestão eficaz da aprendizagem, carreira e padrões de trabalho e, em particular, a capacidade de perseverar na aprendizagem, concentrar-se por longos períodos e refletir criticamente sobre os propósitos e objetivos da aprendizagem. Os indivíduos devem ser capazes de dedicar tempo à aprendizagem de forma autónoma e com autodisciplina, mas também de trabalhar colaborativamente como parte do processo.

Uma atitude positiva inclui a motivação e a confiança para perseguir e ter sucesso na assimilação de conhecimento ao longo da vida. Uma atitude de resolução de problemas apoia tanto o próprio processo de quanto a capacidade do indivíduo de lidar com obstáculos e mudanças. O desejo de aplicar o assimilado prévio e as experiências de vida e a curiosidade de buscar oportunidades conhecer mais e aplicar em uma variedade de contextos de vida são elementos essenciais de uma atitude positiva.

6. Competências sociais e cívicas

A competência cívica capacita os indivíduos a participar plenamente na vida cívica, com base no conhecimento de conceitos e estruturas sociais e políticas e no compromisso com a participação ativa e democrática.

A competência social está ligada ao bem-estar pessoal e social que requer uma compreensão de como os indivíduos podem garantir uma saúde física e mental ideal, inclusive como um recurso para si mesmo e para sua família e seu ambiente social imediato, e conhecimento de como um estilo de vida saudável pode contribuir para isso.

As principais habilidades desta competência incluem a capacidade de se comunicar de forma construtiva em diferentes ambientes, mostrar tolerância, expressar e entender diferentes pontos de vista, negociar com a capacidade de criar confiança e sentir empatia. Os indivíduos devem ser capazes de lidar com o estresse e a frustração e expressá-los de forma construtiva e devem também distinguir entre as esferas pessoal e profissional.

7. Senso de iniciativa e empreendedorismo

Refere-se à capacidade de um indivíduo de transformar ideias em ação. Inclui criatividade, inovação e assunção de riscos, bem como a capacidade de planejar e gerenciar projetos para atingir os objetivos.

O conhecimento necessário inclui a capacidade de identificar oportunidades (Favores do Século) disponíveis para atividades pessoais, profissionais e/ou comerciais, incluindo questões de 'quadro mais amplo' que fornecem o contexto em que as pessoas vivem e trabalham, como uma compreensão ampla do funcionamento da economia e das oportunidades e desafios enfrentados por um empregador ou organização. Os indivíduos também devem estar cientes da posição ética das empresas e de como elas podem ser uma força para o bem, por exemplo, por meio do comércio justo ou do empreendimento social.

8. Conscientização e expressão cultural

O conhecimento cultural inclui uma consciência do património cultural local, nacional e do seu lugar no mundo. Abrange um conhecimento básico das principais obras culturais, incluindo a cultura popular contemporânea.

Recursos

Grupo de Discussão

lIVROS TÉCNICOS SOBRE O TEMA "EDUCAÇÃO"^

Questionários com Data, Horário e Imagem da pessoa Respondente https://quilgo.com/app/

Aplicação de Técnicas de Gerenciamento de Clima em sala de Aula Um dos aspectos mais desafiadores do ensino em sala de aula e uma das habilidades mais difíceis de dominar para profissionais novos e experientes é o estabelecimento de uma atmosfera propícia ao aprendizado, especialmente em uma sala de aula para adultos. A falha em definir o tom certo reduzirá muito sua eficácia como professor. O gerenciamento eficaz da sala de aula é muito mais do que apenas administrar medidas corretivas quando um aluno se comporta mal; trata-se de desenvolver maneiras proativas de evitar possíveis distrações de aprendizado.

Você está vendo uma apresentação/aula do Programa Assimilar Aprender Apreender Incluir (PAAA) Inédito 2022/2023 Mediador: Professor Doutor Fernando A. Dal Piero

O Programa Assimilar Aprender Apreender Incluir (PAAAI) visa desenvolver e aprimorar a capacidade de prosseguir e persistir na rotina do método no qual chegam às informações e o conhecimento, de organizar a sua própria forma de assimilar informações e conhecimentos, incluindo através do manejo do tempo e da informação, tanto individualmente como em grupo.

O Programa Assimilar Aprender Apreender Incluir (PAAAI) inclui como competência a consciência do processo de construção da sabedoria baseada em informações, conhecimento e das necessidades, a identificação de oportunidades disponíveis e a capacidade de superar obstáculos para assimilar com sucesso.

As competências-chave apresentadas nesta série de 10 palestras são suficientes para que uma pessoa consiga assimilar e converter conhecimentos em sabedorias ao longo da vida.

ESTRATÉGIAS GERAiS NO PROGRAMA PAAAI Deixe suas decisões serem guiadas pelo que você quer que seus alunos realizem. Em vez de pensar nos tópicos que você quer ensinar, concentre-se naquilo que o aluno (a) quer assimilar. O que você quer que seus alunos (as) sejam capazes de fazer depois de terem estudado o material e completado suas tarefas? Que conhecimentos, habilidades, atitudes e “hábitos mentais” você quer que seus alunos adquiram durante o semestre? O PROGRAMA PAAAI UTILIZARÁ: usar uma variedade de métodos de ensino oferecer aos alunos (AS) várias maneiras de demonstrar domínio usar a tecnologia para aumentar a acessibilidade fornecer opções de participação e apresentações convidar os alunos a tornar suas necessidades conhecidas. onsidere uma série de critérios na seleção de livros didáticos. Se vários livros didáticos forem adequados ao seu curso, use os seguintes critérios para selecionar entre eles (adaptado de Dake, 2007; Forsyth, 2003; Lowman, 1995; National Research Council, 1997; Robinson, 1994):. conteúdo: precisão, atualidade, coerência e clareza escopo e sequência de tópicos (organização do material) nível de dificuldade e interesse para os alunos (desafiador, mas não muito difícil) orientação conceitual e abordagem do assunto disponibilidade de formatos alternativos de mídia para alunos com deficiência qualidade de redação projeto pedagógico (títulos e subtítulos claros, resumos e visualizações de capítulos, perguntas de revisão, glossários e assim por diante) custo (em brochura em vez de em capa dura; um livro mais barato se for de qualidade comparável)

Antecipar as perguntas gerais que estarão na mente dos alunos. O que seus alunos vão querer saber sobre o seu curso? As três preocupações mais comuns dos alunos no primeiro dia de aula provavelmente são: Serei capaz de fazer o trabalho? Eu vou gostar do professor? Vou me dar bem com meus colegas? Os alunos também podem estar se perguntando: Por que devo fazer este curso? Como este curso se encaixa no currículo mais amplo ou no programa de educação geral? Aonde isso leva intelectual e praticamente? (Fonte: Rubin, 1985)