três concepções de identidade

A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS -MORDENIDADE

CRISE DE IDENTIDADE, É vista como um processo de mudança.

O argumento se desenvolve da seguinte forma;isto esta se fragmentando das paisagens culturais de classes,gênero,sexualidade,etnia,raça e nacionalidade.

Perda de um "sentido de si" , chamada de deslocamento ou descentração do sujeito.

O carater da mudança na mordenidade tardia

Permanente revolucionar da produção, o abalar ininterrupto de todas as condições sociais , a incerteza e o movimento interno...( Marx disse)

Todas as relações fixas e congeladas , com seu cortejo de vetustas representações e concepções , são dissolvidas, todas relações recém- formadas envelhecem antes de poderem ossifica-se.(Marx & Engels)

A sociedade não é ,como os sociólogos pensaram muitas vezes,um todo unificado e bem delimitado,uma totalidade ,produzindo-se através de mudanças evolucionários a partir de si mesma.

Ela esta constantemente sendo "descentrada" ou deslocada por forças fora de si mesma.

A modernidade ,não é definida apenas como a experiencia de convivência com a mudança rápida ,abrangente e contínua , mas é uma forma altamente reflexiva de vida.

O que esta em jogo na questão das identidades??

Nenhuma identidade singular - por exemplo ,de classe social - podia alinhar todas as diferentes identidades com uma "identidade mestra" unica , abrangente ,na qual se pudesse ,de forma segura ,basear uma politica. As pessoas não identificam mais seus interesses sociais exclusivamente em termos de classes.

sujeito do iluminismo : baseada numa concepção da pessoa humana como um individuo totalmente centradado

sujeito sociológico: reflita a crescente complexidade do mundo moderno e a consciência de que esse núcleo interior do sujeito.

Tópico principal