Catégories : Tous - interdisciplinaridade - positivismo - subjetividade

par Talita Ferreira Il y a 3 années

547

A Origem das Psicoterapias Fenomenológica e Existenciais

As psicoterapias fenomenológicas e existenciais surgem como uma resposta às limitações do positivismo, oferecendo novas perspectivas sobre a percepção do mundo e a subjetividade humana.

A Origem das Psicoterapias Fenomenológica e Existenciais

A Origem das Psicoterapias Fenomenológica e Existenciais

Firstly, make an inventory of the things you already have in your room.

Secondly, close your eyes and imagine your ideal room. Write down the changes you will make to create the room of your dreams.

Redecorating your room is easy and fun!

Movimento Humanista

Abraham Maslow
Todo ser humano detinha de necessidades, motivação e potencial para crescer que quando são satisfeitas suas necessidades básicas o ser consegue atingir seu potencial máximo, busca para o que ele denominou de auto-realização
Entende e respeita o homem enquanto individuo protagonista da sua própria história.
Carl Rogers
Busca sempre da auto-compreensão

Existencialismo

Autores Existencialista
Sören Kierkegaard

Três Estágios da Existência

Espiritual

Ético

Estético

Autenticidade do existir

Percursor do Existencialismo

Martin Buber

Relação EU-TU e EU-ISSO

Na relação Eu-Isso quando deparamos com uma relação rasa, superficial e também uma falta de investimento, de tentativas para apaziguar situações problemáticas, por exemplo. A relação Eu-Isso é objetal, banal. Na relação Eu-Tu há um investimento significativo, criação de meios para que o outro não se sinta excluído. Uma relação Eu-Tu a todo momento busca-se proximidade e não excluir ninguém, ser disponível.

Martin Heidegger

Ser-no-mundo. O homem não é apenas um objeto no mundo. Existir já é por si só a maior importância de ser no mundo e com mundo.

Merleau - Ponty

Which are the things that are placed on the ceiling?

Examples: ceiling lamp, phosphorescent sticky stars etc.

Não há como separar/reduzir minhas experiências com o outro. Ela é indissociável, pois o mundo me influência e vice-versa. Ambos se constrói sendo viável a existência que chamara de ambiguidade.
Ninguém é livre de seus conceitos, vivências enquanto indivíduo
Questiona a redução de valores e preconceitos.
Fenomenologia Existencialista

Autores

Edmund Husserl e a Fenomenologia
Apesar da forte influência o aluno de Brentano discorda na empregabilidade no que ele chamara de intencionalidade. Para Husserl a intencionalidade está na possibilidade da investigação do fenômeno

Redução Fenomenológica - baixa dos preconceitos, crenças, teorias e afins. Segundo Husserl desta forma era possível concluir a realidade e a essência das coisas para então assim compreendermos de maneira essencial o mundo como ele é para cada indivíduo

Influenciado na "era da intencionalidade" de Brentano, Husserl classifica a fenomenologia como algo que vai descrever os fenômenos tal qual na intenção do consciente
Franz Brentano e a Psicologia do Ato
Defesa da percepção de mundo do indivíduo focalizando no ato psíquico, influenciando logo mais seu aluno Edmund Husserl, o ato de sentir passa a ser estudado e ganhando espaço.

Linhas de Pensamento

Positivismo ainda existente passa por desconfiança, questionamentos na qual a pura subjetividade cai por terra
Percepção de mundo ganha novas linhas de pensamento

Which are the things that are placed on the shelves?

Examples: books, decorations, flower vases, photos etc.

Funcionalista - interdisciplinaridade do indivíduo. Aqui surge o sujeito detentor de possibilidades e a noção de singularidade do ser avançando assim o entendimento da existência da subjetividade humana.
Darwinismo quebrou paradigmas vigentes da época como: crenças limitantes dentro da ciência

Mundo Antes das Perspectivas Filosóficas

Tais pensamentos marcou metade do século XIX assegurando-se que apenas no objetivismo e empirismo era possível validar algo e passar a ser considerado ciência, principalmente a Psicologia.
Época marcada pelas ideias de Descartes, onde o homem era apenas uma máquina com funcionalidades independentes que somente no resultado final de suas ações era possível observar a autenticidade e explicação como um "todo", movimento conhecido como Mecanismo;

Which are the things that are hanging on the walls?

Examples: paintings, clock, posters, mirrors etc.