Catégories : Tous - renascimento - humanismo - filosofia - ciências

par Pedro Santos Il y a 4 années

1731

Antropocentrismo

O antropocentrismo marca a transição da Idade Média para os tempos modernos e do feudalismo para o capitalismo comercial. Esse conceito coloca o ser humano como figura central, responsável por suas ações e principal referência para compreender o mundo.

Antropocentrismo

Antropocentrismo

Transformações as quais a Europa estava sofrendo na época :

E o que causaram?
Diante das mudanças de pensamento e das rupturas paradigmáticas relacionadas à época anterior, uma pessoa racional, crítica e questionadora surge em sua própria realidade, sendo, portanto, responsável por seus pensamentos e ações no mundo.
No entanto, com o humanismo renascentista e outras transformações pelo qual passou a Europa no século XV e XVI (grandes navegações, invenção da imprensa, reforma protestante, declínio do sistema feudal, surgimento da burguesia, cientificismo, etc.), o antropocentrismo surge como medida de inspiração aos estudiosos (filósofos e artistas), os quais tinham o intuito de trazer à tona questões baseadas no cientificismo empirista.

O que é?

É uma doutrina filosófica ou ciência do ser humano, de forma que o homem representa a figura central, sendo responsável por suas ações (seja cultural, social, histórica e filosófica) bem como a principal referência para o entendimento do mundo.

Link de onde tirei a matéria deste mapa mental, créditos à: https://www.todamateria.com.br/antropocentrismo/

Observações :

O que isso causou na sociedade?
Esta independência do homem de Deus conduziu à reflexão humana, à criação, à difusão e à produção do conhecimento, e desta forma obteve grandes descobertas científicas e o desenvolvimento do pensamento humano.
É importante notar que Deus não foi completamente ignorado, pois “Deus” ainda faz parte da vida das pessoas, mas segundo a Bíblia, não é a única coisa real. Desse modo, a verdade estará intimamente relacionada à razão humana (razão), e a razão humana (razão) designará o dom dado pelo Senhor, ou seja, uma certa coisa sagrada, que deve ser aplicada como imagem e imagem de Deus perante a capacidade humana.

O que ele representou a partir deste momento?

O antropocentrismo representa a transição do feudalismo para o capitalismo comercial, ou a transição da Idade Média para os tempos modernos. Nesse sentido, assim como a arte humana (literatura, pintura, escultura, música, etc.) e a filosofia, essa nova visão de mundo tem sido cultivada a partir de diversos campos do conhecimento do homem, da natureza e da sociedade. Foi nessa época que os humanistas incentivaram a integração das disciplinas ao campo acadêmico, o que foi importante para o desenvolvimento desse novo pensamento: filosofia, linguagem, literatura, arte, humanidades e ciências.

Diferença entre Teocentrismo e Antropocentrismo

Definição de Teocentrismo
Na ausência de oportunidades de questionamento científico, o teocentrismo foi um conceito muito comum na Idade Média, onde a religião ocupa uma posição central na vida das pessoas.
está relacionado à religião, cujas coisas são assim porque Deus as colocou dessa forma no mundo.