par Maria Fernanda Il y a 1 mois
29
Plus de détails
De acordo com essa lei, a força resultante sobre um corpo é igual ao produto de sua massa por sua aceleração, mas essa definição também pode ser escrita de modo que a força resultante seja igual à variação da quantidade de movimento durante certo intervalo de tempo.
Quando se aplica uma força a um corpo, o impulso que é aplicado a esse corpo depende do tempo de contato entre os corpos. Quanto maior é esse tempo, maior é o impulso fornecido e maior é a variação da quantidade de movimento. Na formula: I = FΔt é possível notar que, para uma determinada medida de impulso, força e intervalo de tempo são inversamente proporcionais.
É a medida da variação da quantidade de movimento. Assim como a quantidade de movimento, ele é uma grandeza vetorial. Quando se aplica um impulso a um corpo, sua quantidade de movimento muda. A definição mais simples de impulso é I = ∆Q onde I é o impulso (kg.m/s ou N.s) e ∆Q é a variação da quantidade de movimento
É o produto entre a massa de um corpo e sua velocidade. Trata-se de uma grandeza vetorial cuja unidade de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), tanto pode ser o kg.m/s quanto o N.s. Utiliza - se a formula Q = mv para calcular a quantidade de movimento. Onde Q é "quantidade de movimento (kg.m/s), m é " massa (kg)" e v é " velocidade (m/s).
Impulso e quantidade de movimento são grandezas físicas vetoriais utilizadas no estudo da dinâmica. A unidade de medida de ambos é a mesma (kg.m/s), e eles estão relacionados pelo teorema do impulso e também pela segunda lei de Newton