Catégories : Tous - guerra - discriminação

par Henrique Boragini Il y a 3 années

414

CONTRASTES DO BRASIL REPUBLICANO.

No Brasil Republicano, diversos grupos sociais enfrentaram desafios variados e frequentemente conflitantes. A Guerra de Canudos exemplifica a brutalidade e a resistência das comunidades marginalizadas, lideradas por Antônio Vicente Mendes Maciel, contra as forças do governo e dos fazendeiros locais.

CONTRASTES DO BRASIL REPUBLICANO.

A REVOLTA DA VACINA

República significa coisa pública. é uma forma do governo em que o povo é soberano. A República era do governo

Os negros depois de serem livres como os brancos,levou grupos da elite a buscar novas estratégias para justificar as teorias racistas. Nas cidades eram oferecidos os trabalhos mais pesados aos ex-escravizados. Apesar das perseguições e tentativas de controle, a população negra continuou buscando espaços para realizar seus cultos, seus batuques, suas festas, suas lutas, como capoeira, suas danças, suas músicas e etc.

As elites agrárias que dominaram a Primeira República . Mesmo assim, o número de fábricas aumentou significativamente nas primeiras décadas do século XX. Nas primeiras décadas os trabalhos eram muito extensas, entre 10 e 16 horas, os salários eram baixos e os operários recebiam multas e castigos corporais, caso desagradassem aos donos das fábricas. Mulheres e crianças eram obrigadas a trabalhar para ajudar no sustento da família.Não aguentando mais,os operarios foram a luta

Começou no Rio de Janeiro com uma campanha de saneamento,que visitavam às casas da população para extermínio de ratos e mosquitos e vacinação obrigatória contra varíola. Caso os moradores se recusassem a tomar a vacina os agentes de saúde, acompanhados por polícias, invadiam suas casas e vacinavam as pessoas à força.E por isso deixou a população revoltada.

Muitas construçõesl foram demolidas e fizeram novas vias e modernas construções. A população foi expulsa para lugares da cidade. Muitas pessoas tentaram reagir contra essas medidas arbitrárias, mas o ´´Bota-Abaixo´´ era feito a qualquer custo.

A miséria e a desesperança também foram responsáveis pelo surgimento de outro tipo de organização no nordeste: os bandos de cangaceiros. Eram sertanejos armados que viviam dos saques de fazendas e de cidades nordestinas. Os grandes proprietários atacados eram forçados a entregar-lhe dinheiro, alimentos e a oferecer-lhe abrigo.

Por volta de 1911, em uma região limítrofe entre Paraná e Santa Catarina viviam cerca de 60 mil pessoas em más condições sociais e sob forte tensão. Tropas foram enviadas para dispersar a população, mas nem a morte do monge José Maria fez os camponeses deixarem a região. Ao contrário, eles se rebelaram e passarm a defender a posse daquelas terras.

Antônio Vicente Mendes Maciel Nascido no interior do Ceará, ele atravessou o sertão nordestino, ajudando as pessoas pobres, organizando rezas, incentivando o sertanejos a construir igrejas, cemitérios e reservatórios de água. Os fazendeiros da região sentiram-se ameaçados e o governo também se inquietava. Sendo assim, fazendeiros e governos se uniram para destruir Canudos, enviando expedições militares ao povoado. o ataque ao povoado durou mais de três meses e finalmente conseguiu destruí-lo.

A República não melhorou a vida dos milhões de camponeses que moravam no nordeste. As secas so pioravam,ainda mais a crise econômica decaiu atraves da produção do açúcar e de outros produtos da região. Essa população miserável procurou diminuir seu sofrimento seguindo líderes e construindo comunidades alternativas..

Essa população manifestava-se por críticas publicadas na imprensa, protesto, rebeliões, saques e greves. Em suas lutas políticas, os grupos populares tiveram que enfrentar repressão.

Foi marcado pela enorme euforia das elites europeias com relação às novas tecnologias, à civilização, ao progresso, à modernidade.Que prolongou de 1870 até o começo da Primeira Guerra Mundial.

CONTRASTES DO BRASIL REPUBLICANO.

O POVO DEFENDE A ´´SUA CIDADE´´

OS OPERÁRIOS VÃO A LUTA

OS AFRODESCENDENTES: DISCRIMINAÇÃO E MOBILIZAÇÃO.

DE QUEM ERA A REPÚBLICA?

Subtópico

O CANGAÇO

CONTESTADO: GUERRA E MASSACRE.

CANUDOS: GUERRA E MASSACRE

VÁRIOS LADOS DA MESMA QUESTÃO

OS EXCLUÍDOS DA REPÚBLICA

A BELLE ÉPOQUE BRASILEIRA