Catégories : Tous - transformações - revolução - perspectiva

par Clarissa Bezerra Il y a 3 années

378

Movimentos europeus de vanguarda

No final do século XIX e início do século XX, uma série de transformações marcantes moldou a sociedade, impulsionadas pela Revolução Industrial e pela Primeira Guerra Mundial. As inovações tecnológicas e os avanços industriais proporcionaram novas formas de expressão artística, entre as quais se destaca o Cubismo.

Movimentos europeus de vanguarda

Alunas: Clarissa Nogueira e Paula Valentim

Movimentos europeus de vanguarda

As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX.

Cubismo

Cubismo é dividido em três fases: Fase Cezannista: O nome já indica que esse período foi caracterizado pela influência dos trabalhos do artista plástico francês Paul Cézanne. Nessa fase, os artistas começaram suas experiências com as simplificações das formas e mais tarde passaram a representar as figuras dispostas em um mesmo plano. Fase Analítica: A fase analítica caracterizou-se pela cor moderada, acentuando-se tons de marrons, pretos, cinzas e ocres. Tal escolha das cores se deu pois o mais importante era a exibição do tema fragmentado, disposto em todos os ângulos possíveis. Fase do Cubismo Sintético: O cubismo sintético caracterizou-se pelas cores mais fortes e um retorno ao figurativo, na medida em que buscou tornar as figuras reconhecíveis novamente, mas sem voltar a um tratamento realista. Nessa fase, passa-se a empreender o método de colagem
Característica: Predominam as linhas retas, modeladas basicamente por cubos e cilindros, dada a geometrização das formas e volumes. Romper com a perspectiva consagrada das linhas de contorno. Os temas como naturezas mortas urbanas e retratos são utilizados pelos pintores cubistas.
O marco para o surgimento do cubismo foi em 1907, com a tela Les Demoiselles d'Avignon (As damas d'Avignon), do pintor espanhol Pablo Picasso. Apresenta influências visíveis das esculturas africanas e das pinturas do pós-impressionista francês Paul Cézanne. Ao lado de Picasso, o pintor e escultor francês Georges Braque também foi fundador do movimento cubista.
Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas. Esse movimento pode ser considerado o primeiro a se caracterizar pela incorporação do imaginário urbano industrial em suas obras. Abrangeu sobretudo as artes plásticas e influenciou a literatura.

Futurismo

Em 1910, alguns artistas decidiram elaborar um manifesto futurista dedicado principalmente à pintura. Esse novo documento foi assinado por Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Luigi Russolo, Giacomo Balla e Gino Severini.
Característica: exaltação à tecnologia, ligação ideológica com o fascismo, ruptura com o passado e tendência à justificar a violência através do militarismo
Tendo diversos membros do grupo aderido ao partido fascista, ele se enfraqueceu após a Primeira Guerra Mundial, apesar de ter sido retomado no dadaísmo.
O Futurismo teve intensa relação com a literatura, surgindo a partir do Manifesto Futurista, idealizado pelo escritor e poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti. O movimento predominou principalmente na França e na Itália, onde os artistas se identificavam com o fascismo.

A palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.

Com o advento da Revolução Industrial no século XIX e da Primeira Guerra Mundial no início do século XX, a sociedade passava por diversas transformações. Destacam-se os avanços tecnológicos, progressos industriais, descobertas científicas, dentre outros.

Dadaísmo

Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo". Os artistas reunidos resolveram escolher um termo num dicionário que, de certa maneira, já indicava o caráter ilógico do movimento que surgia. Do francês, o termo “dadá” significa "cavalo de madeira".
Característica: Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista; rejeição ao nacionalismo e ao materialismo e crítica ao consumismo e ao capitalismo.
Em 1916, os artistas e agitadores culturais Hugo Ball, Emmy Hennings, Marcel Janco, Richard Huelsenbeck, Tristan Tzara, Sophie Tauber-Arp e Jean Arp fundam o Cabaret Voltaire. O espaço foi feito com o intuito de ser um lugar para manifestações políticas e artísticas em Zurique, na Suiça.
Foi considerado o movimento propulsor das ideias surrealistas e tinha um caráter ilógico, anti-racionalista e de protesto. Isso porque, através da ironia, buscava questionar a arte e, sobretudo, seu contexto histórico, com a ocorrência da Primeira Guerra Mundial.

Surrealismo

Característica: influência das teorias da psicanálise, criação de uma "realidade paralela". Na mesma época, o estudo da psicanálise estava em desenvolvimento - sobretudo por Sigmund Freud - o que veio a influenciar significativamente o surrealismo.
André Breton, escritor francês e ex-participante do Dadaísmo, rompeu com o líder do movimento dadaísta Tristan Tzara. Outros artistas foram Salvador Dalí e René Magritte.
Surrealismo foi uma dessas correntes e teve como precedente indispensável o Dadaísmo e a pintura metafísica de Giorgio de Chirico (1888-1978).
Surgiu em Paris no período entre as duas guerras (1918-1939) ficou conhecido como "os anos loucos", esse movimento originou-se em reação ao racionalismo e ao materialismo da sociedade ocidental.

Expressionismo

Característica: valorização de temas sombrios, trágicos, contraste e intensidade cromática e técnica abrupta e "violenta" na pintura, com grossas camadas de tinta.
Com uma visão trágica do ser humano, muito por conta do contexto histórico da Primeira Guerra Mundial, o Expressionismo, como o próprio nome sugere, busca ser uma expressão dos sentimentos e das emoções.
Edvard Munch é considerado o precursor do Expressionismo. Outro artista essencial para o surgimento da vertente foi o holandês Vincent Van Gogh.
Devemos destacar que o Expressionismo não possui uma localização geográfica definida e sua duração é imprecisa. Entretanto, o consenso é de que tenha surgido na Alemanha em meados de 1905.