Existem vários tipos de pesquisa científica, cada um com suas características e objetivos específicos. A pesquisa descritiva se concentra em aprofundar detalhes de um fenômeno de forma sistemática.
Feita através de pesquisas ocorre em um local equipado com instrumentos e equipamentos específicos que auxiliam no estudo e não necessariamente se trata de estudos experimentais.
CAMPO
A pesquisa está voltada para o estudo de indivíduos como grupos, comunidades entre outros campos. Ocorre na forma de estudo de um caso, que examina um único fenômeno. ela é usada para explorar situações da vida real ou descrever situações da realidade.
EXPERIMENTAL
É considerada o melhor exemplo de pesquisa cientifica, Este método busca testar hipóteses que envolvem relações causa-efeito.
DOCUMENTAL
A pesquisa documental é um tipo de pesquisa que utiliza fontes primárias, isto é, dados e informações que ainda não foram tratados científica ou analiticamente. Como a pesquisa de estudantes, professores e pesquisadores.
BIBLIOGRÁFICA
Método de pesquisa sistemático, priorizando metodologia própria na busca de consulta bibliográficas e fontes documentais.
EXPLORATIVA
Tem como objetivo principal realizar novas descobertas e trazer novas percepções, sobretudo proporcionar maiores informações sobre determinado assunto.
EXPLICATICA
Esse tipo de pesquisa foca em identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos.
DESCRITIVA
A pesquisa descritiva é um dos níveis de pesquisa científica, que se concentra no aprofundamento de detalhes. É sistemática e envolve o uso de técnicas padronizadas.
QUANTITATIVA
Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas nela tudo pode ser quantificável, já que podemos traduzir em números opiniões e informações para classificá-las.
QUALITATIVA
Busca entender um fenômeno especifico em profundidade ao invés de estatísticas e regras. O foco está mais no processo do que no resultado e a pesquisa não parte de nenhuma hipótese pré-definida.
APLICADA
A aplicação prática da ciência. Ela usa alguma parte das teorias, conhecimentos, métodos e técnicas acumuladas das comunidades.
BÁSICA
Conhecimento a ser usado em pesquisas aplicadas ou tecnológicas que contribuem para o avanço da ciência.