Catégories : Tous - mobilidade - infraestrutura - desigualdade - população

par Francisco Seitenfus Il y a 3 années

143

Problemas da Região Metropolitana

Em muitas cidades, a gentrificação e a valorização de bairros resultam na construção de novas infraestruturas e comércios que atraem classes mais altas, transformando as características originais das áreas.

Problemas da Região Metropolitana

Problemas da Região Metropolitana

Mal uso e ocupação do solo

É quando o solo de certo local é utilizado de forma errada, podendo ser criadas fábricas que prejudicam o meio ambiente e a nossa própria saude através das poluições.
A exterminação de áreas vegetais para a criação de industrias é muito comum. Esta ação causa uma grande destruição de vegetação e fauna mas principalmente: a grande poluição que estas fábricas emitem, que prejudica muito o meio ambiente.

É muito importante que parte do solo seja direcionado para a criação de parques, canteiros, e o principal: a plantação de arvores. Esses ambientes colaboram muito para que o ambiente continue forte e gerando oxigênio para nos, os seres humanos.

Gentrificação

Valorização de bairros ou regiões da cidade com a construção de infraestruturas, shopping centers, parques, avenidas, novos edifícios e comércios, interessando pessoas das classes A e B. Isso faz com que as características da área sejam modificadas.

Ilhas de Calor

Fenomeno que apresentam temperaturas altas, chegando á 5° C até 10° C que nas áreas periféricas.
A elevação da temperatura pode causar desconforto na vida dos seres que vivem nestas áreas. Por isso, os humanos compram ar-condicionados, o que causa mais problemas por causa do uso de energia térmica e aumenta o custo de vida.

O uso dos ar-condicionados nem sempre são totalmente necessários, pois a utilização do ar natural é muito melhor para a nossa saúde e não prejudica nenhuma pessoa nem outros organismos existentes no planeta.

Impermeabilização do solo;

A extração da vegetação local para construir avenidas, ruas, calçadas, prédios e residências diminui a absorção da áqua da chuva que o solo realiza , ocorrendo a impermeabilização
A impermeabilização do solo é um dos responsáveis pelas enchentes, problema presente nas cidades do Brasil, pois diminui a superfície de infiltração e o escoamento da água aumenta.

A solução para isso é , que sempre devem existir praças e lugares arborizados, e estes locais não poderão ser desmatados, serão utilizados somente para a natureza..

Problemas de mobilidade urbana

A mobilidade urbana proporciona o deslocamento de pessoas e produtos dentro de uma cidade e, nas cidades grandes do Brasil, ela é inutil pois há excesso de congestionamentos e a alta emissão de poluentes.
Um estudo realizado pela IEMA em 2017 revelou que os automóveis são os principais responsáveis por 72,6% das emissões de gases que causam o efeito estufa que, exageradamente, auxiliam o aquecimento global.

Como citado antes, os automóveis são os principais emissores de gases em nosso planeta. Mesmo sendo um automóvel muito útil, a utilização de bicicletas, skates, e até caminhar para determinado local faz muito bem para o planeta terra e também para a nossa própria saúde.

Segregação espacial

Processo em que cada parte do espaço urbano é ocupada preferencialmente por grupos de determinadas classes sociais.
Entretanto, existe uma forte ligação entre a segregação espacial e a questão racial. Pois a maior parte das pessoas que moram nas periferias são negras. Um dos principais fatores para distribuição das riquezas do Brasil

A questão racial na vida urbana é muito comum mesmo as pessoas sendo negras, brancas, isso não muda, todos as pessoas devem possuir um lugar para viver. Todos os seres humanos devem ter um lugar para viver, de acordo com sua vida financeira.

Desigualdade social e de habitação

A desigualdade social é uma causa das disparidades economicas que existem em uma determinada população. O direito de moradia para os seres humanos é obrigatória, mas isto não é garantido para qualquer um, o que se torna um privilégio para pessoas com melhores condições financeiras
O acesso à habitação, por seu custo elevado, é seletivo, excluindo os grupos sociais mais desfavorecidos economicamente. A utilização da terra na cidade com objetivo de obter lucro, por meio da especulação imobiliária, intensifica essa exclusão socioeconômica. Desse modo, para boa parte da população, faltam serviços essenciais, como acesso à rede de esgoto

Para acabar com a desigualdade social e de habitação é fornecer trabalho para todos os seres humanos, independente de sua cor ou raça. Assim tendo uma fonte de renda para sobreviver.