Catégories : Tous - propagação - condução - energia - temperatura

par Giovana N. Cavalcante Il y a 4 années

2401

PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR

A transmissão de calor pode ocorrer por três processos principais: condução, convecção e irradiação. Na condução, a transferência de energia térmica se dá pelo contato direto entre as partículas de um material.

PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR

PROCESSOS DE TRANSMISSÃO DE CALOR

IRRADIAÇÃO TÉRMICA

Tipo de propagação do calor ocorre através dos raios infravermelhos que são chamadas ondas eletromagnéticas. É dessa forma que o Sol aquece a Terra todos os dias, como também é o meio que a garrafa térmica mantém, por longo tempo, o café quentinho em seu interior.
A garrafa térmica é construída de forma que os três processos de propagação de calor sejam reduzidos ao máximo. Entre suas paredes há o vácuo, o qual impede a propagação do calor por condução

Estas são espelhadas tanto internamente quanto externamente, de forma que os raios infravermelhos sejam refletidos e por último temos a tampa. Esta última quando bem fechada evita o processo de propagação por convecção. Construída dessa maneira, a garrafa térmica mantém sempre bem quentinho o café ou o chá.

CONVECÇÃO

Tipo de propagação do calor que ocorre nos fluidos em geral em decorrência da diferença de densidade entre as partes que formam o sistema.
Na geladeira os alimentos são resfriados dessa forma. Como sabemos, o ar quente é menos denso que o ar frio e é por esse motivo que o congelador fica na parte de cima da geladeira.

Formam-se as correntes de convecção: o ar quente dos alimentos sobe para ser resfriado e o ar frio desce refrigerando os alimentos, mantendo-os sempre bem conservados. Essa também é a explicação do porquê o ar condicionador ser colocado na parte de cima de um ambiente.

CONDUÇÃO

Tipo de propagação do calor que consiste na transferência de energia térmica entre as partículas que compõe o sistema
coloca-se uma das extremidades de uma barra metálica na chama de fogo. Após alguns instantes, percebe-se que a outra extremidade também esquenta, mesmo estando fora da chama de fogo.

Subtópas partículas que formam o material receberam energia e, dessa forma, passaram a se agitar com maior intensidade. Essa agitação se transfere de partícula por partícula e se propaga em toda a barra até alcançar a outra extremidade.ico