Catégories : Tous - higiene - tratamento - prevenção - sintomas

par Ana Barbosa Il y a 4 années

517

PROTOZOOSES

A amebíase é uma doença causada pela Entamoeba histolytica, transmitida pela ingestão de cistos presentes em água ou alimentos contaminados. A prevenção se baseia em práticas de higiene, como lavar bem as mãos e alimentos, e em melhorias no saneamento básico.

PROTOZOOSES

PROTOZOOSES

MALÁRIA

o seu agente é o pasmodium vivax
seu hospedeiro é o humano e omosquito

Os sintomas são calafrios, febre e sudorese, ocorrendo geralmente algumas semanas depois da picada.

Geralmente, pessoas que viajam para áreas onde a malária é comum tomam remédios preventivos antes, durante e depois da viagem. O tratamento inclui medicamentos antimaláricos.

A prevenção consiste em evitar picadas do mosquito, fazendo o uso de repelentes, calças e camisas de manga longa, principalmente no período de fim da tarde e início da noite. Evitar o acúmulo de água parada a fim de impedir a ovoposição e nascimento de novos mosquitos é outra forma de evitar a malária.

os vetores da doença é atraves da pcada do mosquito anopheles

DOENÇA DE CHAGAS

A doença de Chagas não se transmite pela picada do barbeiro, e sim quando fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi.
Trypanosoma Cruzi é o seu agente
Subtópico

LEISHMANIOSE

O tratamento envolve uma medicação específica para o parasita que causa a infecção.
O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas. As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo, porém, o hospedeiro também pode ser o cão doméstico.
Para evitar a propagação da Leishmaniose, aconselha-se primeiramente evitar a proliferação do mosquito-palha, mantendo o ambiente limpo, livre de entulhos e acúmulo de lixo. Higiene e limpeza são fundamentais para diminuir a incidência do mosquito-palha. O uso de telas em portas e janelas também é recomendado.
febre de longa duração,fraqueza,anemia,entre outros
seus vetores são os insetos
Seu agente é leishmaniose chagasi

TRIACOMANÍASE

seu agente é Trichomonas
os vetores é através do contato sexual

A tricomoníase provoca corrimento vaginal de odor desagradável, coceira genital e dor ao urinar nas mulheres. Os homens não costumam apresentar sintomas. As complicações incluem o risco de parto prematuro em gestantes.

O tratamento envolve uma grande dose de determinado antibiótico oral para ambos os parceiros.

Sua transmissão ocorre por meio das relações sexuais ou contato íntimo com secreções de uma pessoa contaminada. Pode ser transmitida por homem ou mulher.

Use camisinha corretamente todas as vezes que tiver relações sexuais.

AMEBÍASE

Seu agente é Entamoeba histolytica
Por ser direta não envolve vetor

Prevenção. A prevenção da amebíase começa com melhores condições de higiene e saneamento básico (tratamento de água e esgoto). Portanto, é recomendado lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro. Também deve-se higienizar bem os alimentos (frutas, verduras, legumes) antes de consumi-los.

A transmissão da amebíase ocorre pela ingestão dos cistos da ameba encontrados na água ou em alimentos contaminados. Geralmente, os cistos causadores da amebíase são encontrados nas fezes dos infectados e no solo.
Caso haja sintomas, podem ser leves e incluir cólicas e diarreia. Fezes com sangue, febre e, raramente, abscesso hepático podem ocorrer em casos graves.

O tratamento inclui antibióticos.

Seu único hospedeiro é o homem

TOXOPLASMOSE

Seu agente é taxoplasma gondii
O toxoplasma é um parasita que tem como hospedeiro definitivo o gato; o homem, outros mamíferos e as aves são hospedeiros intermediários. Tecnicamente, chamamos de hospedeiro definitivo aquele no qual o parasita se reproduz de modo sexuado. No hospedeiro intermediário, a reprodução do parasita é assexuada.

GIARDÍASE

A giárdia possui apenas um hospedeiro definitivo e após a ingestão, os cistos se rompem no duodeno, formando trofozoítos, que se multiplicam.
Os sintomas podem incluir diarreia aquosa alternando com fezes gordurosas. Fadiga, cólicas e arrotos também podem ocorrer. Algumas pessoas não apresentam sintomas.

A maioria dos casos desaparece por conta própria dentro de algumas semanas. Os casos mais graves são tratados com antibióticos.

A transmissão ocorre via fecal-oral através da ingestão de água ou alimento contaminado.

A prevenção é feita adotando-se hábitos de higiene, como lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas, brincar com animais e antes de comer ou preparar alimentos; ingerir unicamente água tratada; higienizar os alimentos antes do consumo e cura dos doentes.

apresenta dois vetores; cistos e trofosoitos
seu agente é a giardia lamblia