Kategóriák: Minden - ribossomos - mitocôndria - núcleo

a Rafaela Pereira Souza 3 éve

195

BIOLOGIA- Kelly Amaral 2A (2)

A citologia é o estudo da célula, abrangendo tanto células procariontes quanto eucariontes. Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas e estão presentes em ambos os tipos de células.

BIOLOGIA- Kelly Amaral 2A (2)

conteudos 1°Bim

Type in the title of your course.

Divisão celular

Select methods and tools according to

Meiose
Telófase I

Nesta última fase, os dois conjuntos haplóides de cromossomos agrupam-se nos pólos opostos da célula, ficando mais finos e mais longos. O fuso acromático desagrega-se e desaparece e forma-se uma membrana nuclear em volta de cada conjunto de cromossomos

Anáfase I

Os cromossomos homólogos separam-se e são puxados para polos opostos da célula, sendo guiados pelas fibras do fuso. É importante deixar claro que, na anáfase 1 os centrômeros não se separam e as cromátides-irmãs permanecem Unidas

Metáfase I

Corresponde ao momento em que todos os cromossomos homólogos, cada um formado por duas cromátides- irmãs Unidas, tem seus cinetócoros ancorados ao fuso divisional e estão perfeitamente alinhados por seus centrômeros na placa metafásica ou equatorial

Profáse I

fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromatides não irmãs, formação do fuso, quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção a placa metafásica.

NESSE PROCESSO DE DIVISÃO CELULAR AS NOVAS CÉLULAS TERÃO APENAS METADE DO NÚMERO DE CROMOSSOMOS DA CÉLULA-MÃE
Mitose
fase mitótica

Telófase

é a fase onde os cromossomos começam a se desenrolar, os nucléolos reaparecem, a carioteca inicia sua reorganização e os centrossomos já estão em seu local definitivo nas células-filhas. A mitose será concluída com a citocinese (divisão citoplasmática)

Anáfase

as fibras do fuso mitótico, aderidas aos cromossomos, começam a se encurtar. Deste modo, as cromátides-irmãs são puxadas para os extremos da célula.

Metáfase

Os cromossomos permanecem na região equatorial da célula, já totalmente espiralizados e condensados. Os centrossomos já migraram totalmente aos pólos da célula. Ao fim da metáfase, os centrômeros já começaram a se duplicar.

Prófase

Os cromossomos se espiralizam e o nucléolo vai desaparecendo, e os centrossomos originam o fuso mitótico ao redor do núcleo, formado por microtúbulos

PROCESSO DE DIVISÃO CELULAR DE UMA CÉLULA-MÃE EM DUAS CÉLULAS-FILHAS IDÊNTICAS A ELA E COM A MESMA TAXA DE MATERIAL GENÉTICO
Período pré-divisional (intérfase)
G2

ocorre a multiplicação de centríolos, que serão necessários na mitose, que seguirá a fase G2. Um par de centríolos forma um centrossomo.

S

realiza a duplicação das cromátides (filamentos de DNA) dos cromossomos, que ficarão unidas em pares (cromátides-irmãs) por uma porção chamada centrômero.

G1

a célula sofre um aumento de tamanho, e tem intensa síntese de proteínas. A G1 se prolonga até a fase de replicação de DNA, conhecida como “S“

Citologia

The evaluation must go hand-in-hand with course goals in order to achieve them and also help students to improve their skills.

Also, assignments and homework need to reflect and help achieve course goals.

Complexo de Golgi
estrutura das células eucarióticas que possui um papel muito importante no organismo dos seres vivos. Responsável por empacotar substâncias que serão secretadas para o meio extra celular, principalmente, as proteínas que serão usadas em outros locais, fora da célula, como a insulina
Retículo endoplasmático
Rugoso: Síntese de proteínas
liso: síntese de lipídios
é um organelo exclusivo de células eucariontes. Formado a partir da invaginação da membrana plasmática, constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que se comunicam com o envólcro nuclear
Lisossomos
é uma organela membranosa presente nas células eucariontes. Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem
Ribossomos
são organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula, presente em células eucariontes e procariontes.
Citoplasma
é o espaço que fica entre a membrana plasmática e o envoltório celular nas células eucariontes, ele tem a função de armazenar lipídios e glicogênio assim como auxiliar na morfologia da célula
Cloroplasto
organela presente nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas. Possui clorofila, pigmento responsável pela sua cor verde.
mitocôndria
organela que possui DNA próprio, é responsável pela respiração celular
núcleo celular
onde fica o material genético da celula. É o centro de comando da celula, controlando o metabolismo celular e fazendo a síntese de ácidos nucleicos. Só é presente em células eucariontes.
Membrana plasmática

These can be partial - short evaluations after each segment of the course - or final - a final exam which will assess all the knowledge aquired during the school year at once.

composta por uma bicamada fosfolipídica que controla a entrada e saída de substâncias dá célula
ÁREA QUE ESTUDA A ESTRUTURA E MATABOLISMO DA CÉLULA
Células procariontes e eucariontes

Respiração celular

Arrange the topics in a logical order.

Discuss how and why you have organized the material in a particular way.

This will help students to see the connections between topics.

fosforilação oxidativa
Os elétrons (H+) são transportados para as cristas mitocôndrias, onde sofrerão a fosforilação oxidativa. Ou seja, os elétrons passam pelos citocromos (transportadores) e prótons são empurrados para as membranas. Os elétrons são levados de volta para a matriz da mitocôndria com o auxílio da ATP sintase. Como a mitocôndria fica muito ácida com a alta concentração de H+, os elétrons se conectam ao oxigênio gerando a molécula de água. No fim terão 34 moléculas de ATP.
ciclo de Krebs
os piruvatos formados na glicólise também sofrem quebra e geram radicais acetil. Há liberação de gás carbônico e elétrons, sendo que o saldo total é de mais duas moléculas de ATP. Ocorre na matriz mitocondrial.
Glicólise
Nesta etapa ocorre a quebra dá glicólise em duas moléculas de piruvato. Acontece no líquido citoplasmático e produz duas moléculas de ATP e duas moléculas de NADH2. Não tem envolvimento do oxigênio. Ocorre na hialoplasma.
É UM PROCESSO PELO QUAL OS ORGANISMOS OBTÉM ENERGIA PARA REALIZAR AS MAIS DIVERSAS ATIVIDADES. OCORRE NAS MITOCONDRIAS. SÃO DIVIDIDAS EM: ↓↓↓↓
  1. Chronological - you can organize the topics according to a theme or storyline.
  2. Topical order - involves taking the topic of your speech and dividing it into several subtopics. The subtopics are related to the topic they branch out from.
  3. Survey-oriented - this type of course structure is briefly treating the main topics of a broad field of knowledge.
  4. A process-oriented syllabus focuses on the skills and processes involved in learning.
ChronologicalTopicalSurvey-orientedProcess-oriented

fotossíntese

Determine the goals of the course.
Having these course goals in mind will then help you make decisions about which content to include and what kind of assignments and exams are appropriate.

Consider the following questions:

processo biológico realizado através da clorofila presente nas plantas verdes, que, através da energia da luz solar, absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que são transformados em energia química.
há libertação de oxigênio na atmosfera, que renova e purifica o ar.