Kategóriák: Minden - diuréticos - efeitos - excreção - interação

a Alcione Feitosa de MAtos 3 éve

138

DIURÉTICOS Natriuréticos/Aquaréticos

Diversos tipos de diuréticos são utilizados no tratamento de várias condições médicas, cada um com mecanismos de ação e efeitos específicos. Os inibidores da anidrase carbônica promovem a excreção de bicarbonato e água, sendo úteis em casos de glaucoma e edema, mas podem causar acidose metabólica e sonolência.

DIURÉTICOS
Natriuréticos/Aquaréticos

DIURÉTICOS Natriuréticos/Aquaréticos

USOS: Hipertensão; Edema/ICC; Glaucoma; Ascite(cirrose hepática); Acidose metabólica; Desequilíbrio dialítico

Classificação: Inibidores da Anidrase Carbônica; Osmóticos; De Alça; Tiazídicos; Poupadres de potássio

POUPADORES DE POTÁSSIO:(DC) Impedem a formação dos canais de Na+; Espironolactona(Ant. de Aldosterona); Amilorida e Triatereno (Bloqueiam os canais de Na+); Pouca diurese/Retém potássio.
EFEITOS: Indução enzimática (Espirinolactona); Ginecomastia; Impotência; Irregularidade menstrual; Perda da libido; Hipercalemia; Náusea,letargia, confusão mental; Hiperuicemia(Triatereno)
USOS: Reparo da perda de potássio por diuréticos Tiazídicos e de Alça; Edema refratário; Excesso de Aldosterona; Ascite.
TIAZÍDICOS: Ação moderada (TCD); Impede a absorção de Na e Cl( inibindo o simporte); Primeira escolha( eficaz em idosos); Menor diurese. Derivados da BENZOTIADIAZINA: CLOROTIAZIDA; HIDROCLOROTIAZIDA; CLORTALIDONA; METALAZONA; INDAPAMINA.
USOS ASSOCIADO: Diuréticos poupadores de potássio; B-bloqueadores /Inibidores da ECA; A-bloqueadores e Antagonistas de Angiotensina
EFEITOS: Hipocalemia; Hipercalcemia; Hiperuricemia; Hiperglicemia: Diminuição da perfusão placentário (comprometimento do crescimento fetal)
USOS: Osteoporose; Hipertensão; Edema; Hipercalciúria; Diabetes insípido; Hepatopatia e doneça renal
ALÇA:Mais eficázes(inibidores do simporte de Na+,K+, 2Cl-); Bloqueia a reabsorção Na,Cae Mg; Aumenta a excreção de Na, K, Cl e H2); Ação Rápida/Duração de 2 a 4 hs. FUROSEMIDA; ÁC. ECTARÍNICO; TORSEMIDA; BUMETAMIDA; PIRENTAMIDA.
INTERAÇÃO: Aminoglicosídeos(Ototoxicidade); Anticoagulantes(Aumenta a atividade); Digitálicos(Aumento da arritmia); Lítio(Aumento dos níveis plasmáticos); Sulfonilureias(Hiperglicemia); AINES(Reduz a diurese); Tiazídicos (Sinergia)
EFEITOS: Hipocalcemia(por depleção do K); Hipocalemia(por competição); Ototoxicidade(Interação); Hiperuricemia; Vasodilatação(PGE2); Arritmias(depleção K,Ca e Mg); Alcalose metabólica; Dislipidemia.
USOS: Edema pulmonar(ICC); Hipertensão; Ascite(Cirrose): Hipercalcemia; Em conjunto com Tiazídicos.
OSMÓTICOS:Aquaréticos; Alta diurese: 10X; Uso hospitalar; Alta excreção de H2O e íons(efeitos cascata) MANITOL(IV); UREIA(IV); GLICERINA(VO); ISOSSORBIDA(VO).
EFEITOS: Trombose(Ureia); Hiperglicemia(Glicerina); Edema Pulmonar(ICC); Aumentos das PGEs; Desidratação.
USOS: Insuficiência Renal(Manitol); Glaucoma; Síndrome do desequilíbrio dialítico; Edema cerebral.
Inibidores da Anidrase Carbônica: Excreção de HCO3 e H2O Bx. Diurese: ACETOZOLAMIDA; DICLOFENAMIDA; METAZOLAMIDA.
EFEITOS: Alcalinização urinária; Acidose metabólica; Formação de cálculos uretrais; Sonolência e Parestesia;
INTERAÇÃO: Reduz a excreção de bases fracas: Anfetaminas; Anti-depressivos Tricíclicos
USOS: Glaucoma; Edema/ICC; Mal das montanhas; Acidose metabólica