Kategóriák: Minden - educação - motivação - psicologia - inclusão

a Ana Marques 6 éve

103

psicologia educacional e escolar

A psicologia educacional e escolar aborda fatores psicológicos e relacionais que influenciam os processos educativos. A qualidade da experiência diária dos alunos depende da seleção e replicação de informações e das oportunidades, bem como do impacto na autopercepção, resultante do equilíbrio entre desafios e competências pessoais.

psicologia educacional e escolar

Ana Marques nº 52918 e Inês Guimarães nº 53182

Por aprendizagem entende-se uma mudança do conhecimento/comportamento, resultante da experiência, treino, exercício ou estudo.

Psicologia Educacional e Escolar

Necessidades Educativas Especiais (NEE)

Programas Inclusivos: Estratégias que permitam que o currículo comum seja ministrado a alunos com diferentes capacidades; Organização da aula, quantidade e qualidade das interações, e clima relacional.
Responsabilidades no Sistema Inclusivo: Comunidade; Estado; Escola; Família e Aluno.
A organização de respostas educativas para crianças com dificuldades no ensino regular passa pela: Segregação, Normalização/Integração, e Inclusão
Educação Inclusiva: Recontextualização do enquadramento educativo das necessidades educativas; Articulação de práticas eficazes de educação especial e regular; Modelos pedagógicos flexíveis garantindo a equidade de oportunidades de aprendizagem; Reconhecer que as necessidades educativas resultam da organização escolar e do tipo de ensino; Adequação às necessidades dos alunos com vista ao sucesso educativo.
Educação Integrada: Modelo educacional de referência; Pauta-se pelo princípio da Normalização; Introduz o conceito de NEE's; Avaliação para a definição de um PEI; Intervenção centrada no aluno e na resposta mais adequada às suas necessidades
Segregação: Conceção de deficiência vista como doença; Rege-se pelo modelo médico; Orientação da criança para um sistema de escola e aulas especiais; Classificação e categorização dos tipos de deficiência

Fatores Psicológicos e Relacionais implicados nos processos educativos

Flow (Experiência Ótima): Perseverança; Perda de noção do Self; Afeto Positivo; Motivação e Recompensa Intrínseca; Regras Escolares da situação/tarefa e contexto; Concentração profunda; Feedback inequívoco e imediato.
Estas experiências têm implicações importantes no desenvolvimento individual e social
Experiência de Aborrecimento: Desmotivação; Pouco envolvimento; Falta de atenção
Qualidade da experiência diária: Selecionar e replicar a informação e oportunidades; Impacto na perceção de si mesmo; Esta experiência resulta da exigência das oportunidades para a ação, competências pessoais e balanço entre os desafios e competências.
Problemas Globais: "Estará a escola a promover a auto-realização dos sujeitos?"; Estará a escola a focar-se nos recursos psicológicos, competências, resiliência e bem estar?"; "Como desenvolver fatores de proteção nos adolescentes?"
Soluções: Responder à função da escola; Promover a democracia do ensino; Equidade na educação.
Mudança Comportamental: Gratificações Intrínsecas vs Recompensas Comportamentais; Processos de Modelagem ou de Imitação Comportamental; Autoritarismo e Gestão Democrática da autoridade.
Definição do problema: "A que comportamentos se refere e em que contextos surgem?"; "Quais as expetativas e preferências dos alunos em questão e dos professores face aos comportamentos e aos alunos em particular?"; "Qual a génese desse problema e as necessidades que cumprem?".

Psicologia da Educação

Metodologias: Observação; Dinâmica de grupo; Avaliação coletiva/individual; Participação ativa; Entrevistas; Sessão de grupo com educadores e professores; Promoção da tomada de decisão e responsabilidade; Conferência sobre temáticas propostas por alunos e professores; Iniciativas de cariz desportivo-cultural.
Teorias do Ensino: Construtivismo; Psicanálise; Behaviorismo; Cognitivismo; Cognitivismo Social; Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural; Teorias do Desenvolvimento; Teorias Motivacionais.
Temáticas: Diferenças individuais; Aprendizagem escolar; Desenvolvimento pessoal.
Objetivo: Processos de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem; Processos educativos.

Intervenção do Psicólogo na Educação

Tem por base métodos de trabalho como: observação participante; Escuta cínica; Reapropriação da experiência e dos sentidos; Interatividade.
Realiza avaliações psicológicas; Orientação vocacional; Apoio psicopedagógico e psicológico a professores e alunos; Processos de inclusão para a vida ativa.
Instrumentos: Testes psicológicos; Entrevista Psicológica; Observação; Relatórios.
Intervém em grupos, sujeitos, na sociedade e em organizações/instituições.
O psicólogo educacional e escolar atua como elo de ligação nos variados sistemas existentes; É também impulsionador da mudança na escola; Consultor de outro profissionais; E voltado para a investigação.