Período Entreguerras: regimes autoritários e totalitários
Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado já travado em toda a história da humanidade. Seu tempo de duração foi de seis anos, indo de setembro de 1939 a setembro de 1945. O número de mortos da Segunda Guerra varia entre 50 e 70 milhões. Muitos autores consideram-na uma extensão da Primeira Guerra Mundial (1914-1945), haja vista que, assim como na guerra iniciada em 1914, foi a Alemanha que deu início ao conflito, em 1939. Os motivos que ocasionaram a Segunda Guerra são múltiplos e variados, mas alguns deles se destacam e nos ajudam a compreender esse evento tão catastrófico.
11 de novembro de 1918 – 1 de setembro de 1939
Alemanha
Nacionalismo
Anticapitalismo
Antimarxismo
Racismo
Totalitarismo
Espanha
tradicionalista
Antocomunismo
Catolista
Nacionalista
Portugal
Suas principais características são:
nacionalismo
tradicionalismo
corporativismo
autoritarismo
antidemocrático
colonialismo
anticomunismo
antiparlamentarismo
Estados Unidos
Economia
Os preços de produtos agropecuários e os salários em geral caíram no país após o fim da guerra, enquanto que novas indústrias, tais como o rádio, filmes, automóveis e químicos, prosperaram.
Politica
Os preços de produtos agropecuários e os salários em geral caíram no país após o fim da guerra, enquanto que novas indústrias, tais como o rádio, filmes, automóveis e químicos, prosperaram.
Crash
O valor das ações da Bolsa de Valores de Nova York (à qual a economia mundial estava integrada à época) despencou bruscamente, provocando a sua “quebra” (crash).
Itália
Características
5. Desprezo pelos direitos humanos.
4. Obsessão com a segurança nacional. ...
3. Ênfase no militarismo. ...
2. Totalitarismo e Corporativismo. ...
Valoriza o nacionalismo. ...
Primeira Guerra Mundial
Após o fim da Primeira Guerra, foi assinado entre as potências europeias o Tratado de Versalhes, em 1919. Derrotada na guerra, o Tratado impôs sanções à Alemanha, dentre as quais a perda dos territórios conquistados, como a Alsácia-Lorena e as colônias africanas e asiáticas; a redução das Forças Armadas; proibição de fabricação de armamentos pesados e o pagamento de indenização aos países Aliados, vencedores do conflito.