カテゴリー 全て - diversidade - teatro - modernismo

によって Stella Maria Bernardo Pimenta 16時間前.

23

Artes

A arte no Brasil evoluiu significativamente ao longo dos séculos, começando com o século XVIII, onde a arte estava intimamente ligada ao sagrado e era produzida por negros libertos, escravizados e mestiços.

Artes

Artes

-Papel do educador na Arte-Educação: -Mediador da expressão e da criação -Necessita formação crítica, teórica e prática -Valoriza a diversidade cultural -Trabalha o desenvolvimento integral dos estudantes

Linguagem

Teatro
-Origem do Teatro: -Povos primitivos → rituais religiosos (caça e colheita). -Grécia Antiga: Dionisíacas → tragédia e comédia.

-Jogos Dramáticos -Integração, percepção, imaginação e expressão. -Desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social.

-Funções do Teatro na Escola: -Desenvolvimento emocional -Formação de habilidades sociais -Melhoria da comunicação verbal e não verbal. -Fortalecimento da autoestima e da autoeficácia.

Música
-Combinação de ritmo, harmonia e melodia. -Organização de sons e silêncios.

-Ritmo: - Movimento regulado -Pode ser treinado como capacidade física coordenativa. -Presente na música, natureza e vida cotidiana.

-Expressão de sentimentos. -Manifestação artística e cultural de um povo.

-Trabalha coordenação motora e expressão corporal. -Desenvolve sensibilidade musical, prazer e criatividade.

Dança
-Três Faces da Dança (Bland, 1976): -Natural: êxtase do movimento. -Social: elemento de coesão no grupo. Estética: arte cinética (movimento + emoção).

-Fatores do Movimento segundo Rudolf Laban: -Espaço: direção e nível dos movimentos. -Tempo: velocidade e duração dos movimentos. -Peso: intensidade do movimento (leveza ou força). -Fluência: continuidade ou interrupção do movimento.

-Pretensões da Escola com a Dança: -Desenvolver o senso crítico e consciente. -Valorizar o conhecimento do corpo e a diversidade cultural.

-Dança Brasileira: Reflexo da miscigenação cultural (índios, africanos, portugueses).

-Funções da Dança na Educação: -Desenvolvimento de habilidades psicomotoras. -Expressão corporal e emocional. -Socialização e valorização cultural.

Linguagem gestual para expressar emoções e pensamentos.
- Artes visuais - Dança -Teatro -Música

Processo de criação

-Processos de criação: -Formulação de hipóteses → Construção da obra; -Pesquisa e experimentação -Reformulação de ideias; -Produção de linguagem e significados.
-Eixos Estruturantes:

Produção artística como narrativa de grupos sociais

-Apreciação: -Aproximação com as obras e produtores -Competência de leitura das linguagens artísticas

-Criação: -Produção de artefatos artísticos -Experimentação de linguagens expressivas

Arte como construção social, histórica e cultural

Criação como forma de questionar a realidade
Diálogo entre sujeito (artista) e objeto (obra)
Processos simbólicos

Releitura

-Diversas Linguagens: -Pintura -Escultura -Fotografia -Cinema -Música
-Nova interpretação de uma obra de arte existente; -Homenagem + inovação e criatividade; -Evolução de estilos e técnicas.

Breve Histórico da arte no Brasil

Pós-Modernismo
- Crítica aos currículos escolares: *Denúncia da hegemonia masculina, branca e elitista *Exclusão simbólica das minorias; - Pedagogia Feminista: *Questiona hierarquias de gênero. *Reconhece a arte feminina, de minorias e dos "excluídos"; - Acesso à arte restrito às elites; -Nova visão da arte na educação: *Arte como produção cultural inserida em contextos históricos e sociais. *Valorização da diversidade de expressões artísticas
Modernismo (Século XX)
- Arte = Forma de comunicação; - Arte como linguagem visual (desenho, escultura, pintura); -Valorização das culturas locais; - Inclusão de ideias de John Dewey, sobre arte como linguagem, criatividade e contexto social; - Arte passa a ser compreendida também como expressão cultural e não apenas técnica.
Século XIX
-Vinda da família real; - Introdução ao Neoclassicismo (Academia Imperial de Belas Artes); - Acesso à arte restrito às elites; -Ensino baseado na cópia dos clássicos (Academicismo).
Século XVIII
-Arte ligada ao sagrado; -Produção por negros libertos, escravizados e mestiços -Estilo Barroco