O desenvolvimento tecnológico ao longo dos séculos trouxe mudanças significativas para a humanidade. A invenção da locomotiva e dos navios a vapor facilitou o comércio, permitindo trocas de produtos em maior escala.
Substituição de trabalho artesanal pelas manufaturas
Em geral, maquinas ampliaram e deram mais agilidade ao processo produtivo, o que novamente refletiu nos preços de muitos produtos, os quias, em geral, passaram a ser mais acessíveis, visto que a obtenção de materias primas e a produtividade foram consideravelmente aumentadas.
Divisão de trabalho
hoje em dia
Tecnologia hoje em dia está muito avançada e isso é bom em aluguns sentidos e ruins em outros
Atualmente, é possivel assistir na televisão a uma partida de futebol realizada no japão ao mesmo tempo que ela acontece.
As tecnologias apresentam grandes avanços com a difusão da energia elétrica.
A invenção da locomotiva e dos navios movidos a vapor possibilitou mais trocas de produtos.
Essas formas antigas de se ostentar riqueza são condenadas em nossa sociedade, que trata com repúdio qualquer modo de trabalho que não respeite condições minimas de higiene e dignidade, quanto mais a escravidão.
SECULO XX
No inicio do século passado, graças a invenção do avião, as distãncias que separavam os lugares foram consideradas fatores cada vez menos limitadores para as tocas comerciais
Durante o século ocorreram duas guerras que em virtude de sua abrangência e intensidade, foram chamadas Grande Guerras ou Guerras Mundiais. Periodo bastante triste para a humanidade
Energia Elétrica: fim do século XIX
As industrias dependiam muito do uso de carvao, e com o surgimento da eletricidade isso mudou, e as industrias passaram a ter maior liberdade de localização.
Houve um segundo impulso para a revolução industrial
Algum tempo depois nasce a Agricultura e a Pecuária
Assim, desenvolveram-se novas atividades tecnologicas como a escrita, a metalurgica e a administração politica.
Com os alimentos garantidos, as sociedades em geral passaram a dispor, cada vez mais, de tempo e condições favoráveis para que seus membros estudassem e se dedicassem a outras práticas, além das ligadas ao seu sustento.
Aumentava-se a produtividade, gerando excedentes que podiam ser estocados e usados ao longo do ano.
Com o passar dos séculos, processos semelhantes se repetiram em outros continentes e a partir dai, as técnicas de produção de alimentos se difundiram pelo globo, no decorrer de milhares de anos.
Durante os últimos 11 mil anos, aproximadamente, a forma de os seres humanos produzirem e trocarem os bens necessários para sua vida e seu desenvolvimento passou por profundas modificações.
Viviam em comunidades pequenas e relativamente igualitárias.
Para preparar os alimentos era muito utilizado lanças, utensílios de corte ou porretes.
Roupas produzidas com couro ou fibras vegetais.
As populações dessa época em geral buscavam na natureza os recursos necessários sem se preocuparem com um processo de produção de alimentos, apenas caçando, coletando e pescando.