カテゴリー 全て - resíduos - reciclagem - sustentabilidade - regulamentação

によって Lucas Diniz 2日前.

4

LOGÍSTICA REVERSA

A logística reversa é uma prática que oferece inúmeros benefícios para as empresas, ao mesmo tempo em que gera impactos positivos na sociedade. Este processo é regulado por leis que incentivam o desenvolvimento econômico e social através da coleta e reintegração de resíduos sólidos na indústria, permitindo a remanufatura e reciclagem desses materiais.

LOGÍSTICA REVERSA

LOGÍSTICA REVERSA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA LOGÍSTICA REVERSA

Tão importante quanto ter uma excelente estratégia de atuação no âmbito da logística reversa é ter consciência dos benefícios que as ações irão proporcionar a todos os envolvidos em longo prazo.
No âmbito do planejamento estratégico existem muitas ferramentas que podem ser utilizadas, mas talvez a mais comum, mas não menos difícil de utilizar, é a famosa análise de Swot, na qual é possível realizar um diagnóstico do ambiente interno (pontos fortes e pontos fraco) e do ambiente externo (oportunidade e ameaças).
O planejamento estratégico é algo fundamental para que as empresas possam pensar em ações a curto, médio em longo prazo, por meio de um diagnóstico para compreender quais as oportunidades e ameaças existentes no ambiente competitivo da empresa.De acordo com Chiavenato e Sapiro (2016), o planejamento estratégico é um processo no qual estabelece-se uma sequência de atividades por meio da formulação e execução de atividades em nível organizacional para que a empresa possa cumprir com a sua missão.

LOGÍSTICA VERDE VERSUS LOGÍSTICA REVERSA

pode-se compreender a logística verde como um processo que deve ser implementado nas ações de logística reversa e nos processos da empresa, traduzindo-o posteriormente como uma estratégia de atuação da empresa perante o mercado.
Neste sentido, podemos compreender a logística verde como uma estratégia logística que de fato se preocupa com os aspectos ambientais e com o desenvolvimento sustentável dos modelos de negócios das empresas
A logística reversa é uma logística verde, pois se trata de um processo que assegura a destinação ou o retorno correto dos produtos de pós-venda ou pós-consumo para que o mesmo possa retornar ao ciclo de negócios, seja na forma de um novo produto ou reaproveitado em nova forma

LOGÍSTICA REVERSA E OS FATORES SOCIAIS

Assim, fica claro que a logística reversa possibilita muitos benefícios para as empresas, principalmente porque ela estará atuando dentro da regulamentação necessária e ao mesmo tempo, gerando benefícios que são percebidos pela sociedade. Muitos consumidores já fazem a escolha de compra baseada na ecoeficiência dos produtos que a empresa comercializa.
No Brasil, existe uma estimativa que diariamente sejam geradas aproximadamente 130 mil toneladas de lixos variados. Existem muitas discussões sobre o que fazer com parte deste material que poderia estar sendo reaproveitado para que não prejudique o meio ambiente e possa também gerar renda.
De acordo com a Lei 12.305 Brasil (2010), a logística reversa contempla uma ferramenta para desenvolvimento econômico e social por meio de ações e procedimentos que viabilizem o processo que envolve a coleta e reintegração de resíduos sólidos à indústria para que passe pelo processo de remanufatura ou reciclagem em ciclos produtivos até o seu novo destino final.

FLUXO DE DISTRIBUIÇÃO REVERSO

uma parte dos produtos com pouca ou quase nenhuma utilização considerando o seu propósito, tem o seu fluxo reverso do cliente ou comprador ao atacadista, varejista, fabricante ou indústria em função de algum tipo de defeito ou inconformidade naquilo que foi previamente apresentado.
Ao longo dos anos, as empresas têm buscado se modernizar através de ferramentas como qualidade total, Just in time, tecnologia da informação e gerenciamento da cadeia de suprimentos, no qual busca-se um aprimoramento constante dos métodos de trabalho e serviços, com o propósito de aumentar o tempo de resposta ao cliente e a redução dos custos totais de operação.
Assim, a logística tem buscado ao longo dos últimos anos um grande esforço para aperfeiçoar os canais de distribuição dos bens que são produtos. Essa preocupação se justifica principalmente em função da competitividade, pois as empresas estão cada vez mais parecidas umas com as outras em termos de produtos

LOGÍSTICA REVERSA E SUA ATUAÇÃO

Assim os processos logísticos reversos podem contemplar: Retorno do produto ao ponto de origem.· Revenda do produto retornado.· Venda do produto num mercado secundário. Venda do produto outlet. Venda do produto com desconto. Remanufatura. Reciclagem. Reparação e reabilitação. Doação.
Assim, pode-se compreender a logística reversa como o retorno dos produtos do ponto de consumo até a indústria ou intermediários para que seja possível restaurar ou remanufaturar para viabilizar a continuidade da vida útil do produto.
As atividades de logística reversa contemplam todo um processo que envolve remanufatura, manutenção, reciclagem, devolução de produtos ou até o retorno de produtos por algum motivo. As empresas realizam todo um planejamento para que seja viabilizado o fluxo de logística reverso de produtos que serão retirados por algum motivo

FLUXO REVERSO NAS CADEIAS PRODUTIVAS

Existem algumas possibilidades de integração para empresas que realizam o processo de logística reversa, integrando-se verticalmente algumas vezes executando as fases outras vezes comprando seus materiais diretamente no mercado
Apesar de existir setores empresariais que conseguem alta eficiência neste processo, ainda existem problemas relacionados à dispersão geográfica muito alta e com um porte muito inferior aos das empresas que de fato realizam a produção direta.
Desde a primeira etapa, os produtos são negociados entre distribuidores que realizam toda a parte de processamento necessário reunindo a quantidade necessária para que seja viabilizado a comercialização direta com grandes players de mercado que farão a receptação e posteriormente a reintegração de tais produtos ao processo produtivo.
Diferente da logística reversa de pós-venda a logística reversa de pós-consumo possui toda uma estrutura de pequenas empresas que são especialistas em diferentes etapas de retorno dos produtos. Essa atividade está diretamente ligada com o tipo de atividade que a empresa exerce, podendo ser, por exemplo, hospitalar, plástico, metal, orgânico etc.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS URBANOS

quaisquer destinações de resíduos devem primeiro obedecer à legislação pertinente e se atentar às boas práticas e princípios para que seja realmente viável a implantação de uma logística reversa eficiente e que venha agregar valor à logística e para os consumidores e meio ambiente.
Os resíduos sólidos produzidos no ambiente hospitalar também é uma situação importante para ser analisada, pois são gerados uma grande quantidade de lixo no atendimento da saúde humana, animal em trabalho de campo ou até mesmo domiciliar .Diferentemente dos resíduos doméstico em que boa parte das vezes não expõe as pessoas ao risco de contaminação, no caso do lixo hospitalar, os produtos estão contaminados e pode expor as pessoas algum tipo de risco a sua saúde.
Um dos principais problemas da sociedade contemporânea são os resíduos produzidos pelas cidades. Todos os dias são descartados toneladas de diferentes tipos de resíduos, mas nem todos possuem uma destinação correta ou retornam para o ciclo de negócios por meio da logística reversa e isto impõe desafios para que esses novos gestores ajudem a pensar em soluções rápidas para tais situações

OPERAÇÃO E SISTEMAS DA LOGÍSTICA REVERSA

A primeira coisa a se fazer é elaborar um planejamento para garantir que os produtos não venham se tornar lixo. Assim, é importante elaborar um documento contendo todo o ciclo de vida dos produtos, assim como toda a operação de recolhimento após o seu ciclo de vida.
É importante destacar que o planejamento estratégico é uma importante fase de alinhamento e sinergia com os objetivos da empresa
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (2010), a política nacional de resíduos sólidos é uma das responsáveis pelo aumento da logística reversa principalmente nos últimos anos, gerando responsabilidades compartilhadas entre:· Indústria.· Importadores.· Comerciantes.· Cidadãos.· Serviços urbanos de manejo na logística.· Embalagens de pós-consumo e pós-venda

FATORES ECONÔMICOS

o sistema ambiental precisa estar conectado com a logística reversa para que haja a utilização, mas sem grandes impactos na natureza e obtendo sempre a sua revalorização econômica. Neste sentido, as empresas podem se aproveitar economicamente
Muitas pesquisas indicam que é necessário ter certo equilíbrio entre o fluxo reversos de materiais e a disponibilidade de produtos pós-consumo para que possa gerar resultados financeiros atrativos para os envolvidos.Para que o processo de reaproveitamento de produtos pós-consumo aconteça é importante que haja o produto em boa qualidade e tecnologia disponível para viabilizar esse processo e o perfeito equilíbrio entre a logística direto e reverso.
no âmbito econômico, a logística reversa tem como propósito obter resultados financeiros significativos para a empresa, principalmente por meio do reaproveitamento de matéria-prima que passa pelo processo de reciclagem ou remanufatura.

FATORES AMBIENTAIS

Desta forma, as empresas podem adotar práticas com menor impacto ambiental por meio de estratégias mais eficientes de gestão empresarial os seus processos de trabalho. Por exemplo, elevar a quantidade de matéria-prima proveniente de fontes reutilizáveis e aqui a logística reversa tem um papel fundamental neste processo.
Nos últimos anos temos visto muitas empresas começarem a investir em questões ambientais através de uma postura reativa, no entanto, as mesmas empresas estão percebendo que podem sim aumentar o seu lucro por meio de boas práticas gerencial e ambiental, e pensar também em custos.
Para muitas pessoas principalmente iniciantes em sustentabilidade, quando se fala em gestão ambiental tem sido frequentemente compreendido como sustentabilidade. Em muitas empresas a regulamentação que norteia as ações externas aparece posteriormente em iniciativas ambientais. Porém, existe toda uma pressão externa com o foco na mudança de postura das empresas no que tange às economias internas de custos.

VISÃO GERAL DA LOGÍSTICA REVERSA

a logística reversa pode contemplar diversas funções que vai depender diretamente do tipo de produto, área industrial, posição da empresa, atendimento de legislações específicas, exigências dos clientes até responsabilidade empresarial.
A logística reversa contempla basicamente o retorno dos produtos em diversas categorias diferentes, desde o pós-venda até o pós-consumo, no qual envolve acordo de retorno do produto após a sua vida útil, algum tipo de reparo ou conserto, manutenção de seus componentes, embalagens retornáveis para que seja possível a sua reutilização e o próprio fim da sua vida útil para que seja possível dar uma destinação correta (
temos uma grande quantidade de produtos sendo produzidos e entregues aos consumidores, porém, existe uma parcela muito grande de produtos que não são consumidos ou utilizados e acabam retornando para reaproveitamento ou ao seu ponto de origem.