RAS, CER, NIR e PAI
CER- Centro de Especialização em Reabilitação.
Ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação.
É organizado a partir da combinação de no mínimo duas modalidades de reabilitação (auditiva, física, intelectual, visual).
CER II- Composto por dois serviços de reabilitação;
CER III- Composto por três serviços de reabilitação habilitados.
CER IV- Composto por quatro ou mais serviços de reabilitação habilitados.
RAS- Reabilitação de pessoas com deficiências.
Conjunto de medidas , ações e serviços orientados a desenvolver ou ampliar a capacidade funcional e desempenho dos indivíduos.
Desenvolver potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, atitudinais, profissionais e artísticas que contribuam para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.
NIR- Núcleo Integrado em Reabilitação
Serviço municipal com equipe multiprofissional, referência no território de cada Subprefeitura para o atendimento em reabilitação, com especial atenção para pessoas com deficiência.
Garante o acesso do munícipe a reabilitação em local mais próximo de sua moradia, de forma articulada com a atenção básica e com serviços de maior complexidade.
PAI- Programa de Acompanhamento de Idosos
Promover assistência integral á saúde da população idosa descrita, objetivando desenvolver auto-cuidado, autonomia, independência e melhoria do estado de saúde.
Evitar, ou adiar a institucionalização e oferecer condições a essas população de uma vida mais autônoma e de melhor qualidade.
Promover a quebra do isolamento e exclusão social