Categories: All - resistência - fluxo - energia - pressão

by Rafaely Rafa 3 years ago

421

Chuveiro Elétrico

O funcionamento de um chuveiro elétrico depende de diversos fatores. A potência do chuveiro, seja ele de 110 V ou 220 V, determina a rapidez com que a água é aquecida. A pressão e o fluxo de água também influenciam diretamente na quantidade de calor necessária para atingir a temperatura desejada.

Chuveiro Elétrico

Chuveiro Elétrico

Transformação de enrgia elétrica em energia térmica

Na parte exterior do chuveiro encontra-se a chave pela qual é possível regular a temperatura do chuveiro, a chave “inverno e verão”.

Constituído por

Membrana de borracha
Fica antes dos orifícios do chuveiro, por onde sai a água.
Resistor
Peça metálica de cromo, níquel ou uma junção destes dois metais

https://www.mundodaeletrica.com.br/como-funciona-um-chuveiro-eletrico/

Origem

Por Francisco Canhos
Inventado nos anos 40

A temperatura da água depende de alguns fatores:

Potência do chuveiro
Os chuveiros que operam em 110 V alcançam sua potência máxima em menor tempo do que os chuveiros em 220 V, por motivos de intensidade de corrente.
Dependendo da pressão da água e da temperatura inicial da água, o chuveiro oferece opções de potência para essas ocasiões. Não importa se o chuveiro é 127 V ou 220 V, pois a potência que gera o calor que vai aquecer a água.
Pressão da água
Um meio de manipular a pressão e a vazão da água que entra na caixa do chuveiro é através de um recurso encontrado em praticamente todo tipo de chuveiro, uma pequena arruela. Ela controla o diâmetro pelo qual a água passa antes de entrar no chuveiro, ocasionando assim uma mudança na pressão.
Temperatura inicial da água
Se a água inicialmente estiver mais fria do que o comum, vai ser preciso maior quantidade de energia ou potencia para gerar mais calor e assim aquecer a água, deixando-a na temperatura normal.
Fluxo de água que passa pelo chuveiro
Se mais água passar pela resistência, é preciso mais calor para obter a mesma temperatura final.
Potencia elétrica aplicada ao resistor
Sabemos pela lei de Ohm que a corrente é inversamente proporcional à resistência, ou seja, se a resistência é grande, a corrente é pequena.