Categories: All - melhoria - reflexão - processos - controle

by Juliana Ferreira 6 years ago

197

CICLO PDCA

O PDCA, inspirado nas ideias de Dewey e Lewis, é uma metodologia voltada para a melhoria contínua de processos de gestão. Originalmente desenvolvido por Walter A. Shewhart na década de 1920 e posteriormente difundido por William Edward Deming, o ciclo PDCA visa à identificação e resolução sistemática de problemas, promovendo a qualidade e a excelência nas organizações.

CICLO PDCA

CICLO PDCA

PDCA

Act (agir)
É a última fase do ciclo, após esta fase ser concluída, o PDCA inicia um novo ciclo.

Nesta fase serão aprimoradas as correções e também definidas os planos de ação para o melhoramento da qualidade, eficiência e eficácia.

Check (checar)
É a análise e verificação dos dados coletados anteriormente.

Nesta fase é onde serão detectados as possíveis falhas e erros que não estavam previstos no desenho do processo.

Do (executar)
É a execução da etapa anterior de planejamento.

Esta etapa consiste em treinamentos dos envolvidos, a execução do que foi planejado e a coleta de dados para futura análise.

Plan (planejar)
É o primeiro passo do ciclo de melhoria continua. Este passo é o responsável pelo desenho do processo ao qual se quer ter o conceito aplicado.

Nesta fase é importante ressaltar 3 sub etapas: Estabelecer objetivos, estabelecer o caminho de como este objetivo será alcançado e o método que será utilizado para chegar-se a este objetivo.

A história

A inspiração para a criação do PDCA foi atribuída por Shewhart e Deming aos americanos Clarence Irving Lewis e John Dewey, dois dos fundadores da escola filosófica do pragmatismo.
A ideia de um “circuito” foi desenvolvida por Dewey ao imaginar como funciona a relação entre ação humana e o domínio social ao qual pertence. Segundo ele a reflexão para a solução de um problema contem cinco passos lógicos:

• Perceber a dificuldade • Localizar o problema • Definir o problema • Sugerir possíveis soluções e desenvolver através do raciocínio as influencias sugeridas • Observar posteriormente as soluções aplicadas, que levam a sua aceitação ou rejeição

A origem do PDCA se deu a partir do ciclo de Shewhart, Walter Andrew Shewhart (New Canton, 18 de março de 1891 — 11 de março de 1967) foi um físico, engenheiro e estatístico, conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade".
Criador do CEP, da carta de controle para média (famosa Xbar) o seu trabalho está sumarizado no livro Economic Control of Quality of Manufactured Product, publicado em 1931.
O conceito PDCA é atualmente aplicado na melhoria continua de processos de gestão. Ele foi criado na década de 20 por Walter A. Shewhart e mais tarde foi disseminado por William Edward Deming.
Este ciclo quando é repetido diversas vezes traz vantagens competitivas ao negócio, fazendo com que a qualidade e excelência sejam pontos estratégicos dentro da organização.