Categorieën: Alle - tecnologia - política - interdependência - vulnerabilidade

door Carla Lombardi 9 jaren geleden

103

Copia do mapa

As relações internacionais têm se tornado cada vez mais complexas devido aos avanços tecnológicos e à interdependência global. A sensibilidade e vulnerabilidade são elementos fundamentais para entender essa dinâmica, onde a capacidade de resposta e os custos das alternativas disponíveis moldam as ações dos atores no cenário internacional.

Copia do mapa

O conceito de poder nas relações internacionais e a necessidade de incorporar novos focos

Poder

Relações Internacionais

O poder na politica internacional apresenta diversas alternativas para o seu exercício e construção, tudo que depende da ótica teórica que você deseja refletir a respeito.
Dimensões de Poder: os estudiosos de relações internacionais comumente aptam pela primeira dimensão, pois frisam o poder quer exerce um ator individual sobre o outro, de maneira direta e explicita, em função dos recursos que possuem.
Realismo: Nas Relações Internacionais como objeto de estudo, em termos epistemológicos, condiciona de maneira estrita as eleições ontológicas para o materialismo e o individualismo.

Perpectiva Realista

Analise Central da teoria Realista
O poder é algo que possui, pode-se acumular e é perfeitamente medível e quantificável.

Um valor analítico escasso e limita a compreensão da politica internacional

Sociológica
No campo das relações internacionais, o poder é a capacidade que tem uma unidade politica de impor a sua vontade as demais.

Poder Nacional: Contempla fatores materiais e imateriais.

Imateriais: é o poder não suscetível de uma mediação exata, tais são, o espaço/cenário de ação, os recursos materiais e o conhecimento que permite saber transforma-los, e a capacitação de ação coletiva.

Poder pelo construtivismo: Neste contexto o poder é constituído primeiramente por ideias e contextos culturais, mais que por forças materiais brutas. O poder então é o produto que resulta os significados compartilhados nas relações sociais.

A terceira dimensão é incorporada pela perceptiva construtivista e adquire uma relevancia crucial para entender a politica internacional .
Holística: Assume que as estruturas tem efeitos constitutivos sobre as propriedades do agentes.
Idealista: Ressalta o impacto das ideias sobre as forças materiais. Sendo assim, ninguém predomina sobre o outro, a respeito do eixo materialista-idealista, as ideias predominam.

Dimensões de Poder

Institucionalismo: Sustenta que as instituições podem ser um âmbito útil e eficaz para exercer o poder, para limitar o poder dos outros, ou inclusive para legitimar o próprio.

Autores encontrados na obra.

Perspectiva Realista: Raymond Aron, Hans Morgentha-Política entre las Naciones (1948), Kenneth Waltz- Teoría de la Política Internacional (1997)

Poder em Termos de Recursos:
Keohane e Nye Poder e Interdependencia (1997)

Dimensões do Poder:
Berenskoetter, 2007; NYE, 2011
Bachrach e Baratz (1963)
Dahl (1961), Lukes (2005)







As instituições são importantes para canalizar a cooperação e mediar os efeitos da anarquia.
Existem três dimensões de poder, implícitas na Ciência Politica.
A terceira: Incita um vinculo a estabelecer e moldar preferencias, sendo assim o poder é exercido sem necessidade de conflitos de interesses, de modo de um poder já estruturado.
A segunda: Refere-se a controlar a agenda e assim limitar as alternativas de outros atores, ou seja, o exercício de poder é mais indireto.
A primeira: Faz referencia a capacidade de comandar mudanças mediante um exercício direto sobre o outro.

Termos de Recursos

Interdependente: Sensibilidade e Vulnerabilidade.
Vulnerabilidade: São as disponibilidade relativa e os custos das alternativas que os atores devem encarar.
Sensibilidade: São os graus de de resposta que tem um ator frente a impactos de situações externas que podem afeta-lo.
O poder nas relações internacionais se tornou mais complexa, com avanços tecnológicos e a aparição de novos tipos de poder em um contexto de crescente interdependência e globalização, para enfrentar problemas diversos.