door Ana Carolini da Silva Ferreira 3 jaren geleden
218
doenças respiratórias
A sinusite crônica manifesta-se por secreção nasal colorida, tosse, pressão facial, dores de cabeça, obstrução nasal, febre, cansaço e dores musculares. Sua prevenção inclui a ingestão de muitos líquidos e a prática da higiene nasal com soluções salinas.
PREVENÇÃO: Manter a casa sempre ventilada e limpa;
Evitar o uso de pelúcias, carpetes ou cortinas, pois acumulam ácaros e poeira;
Trocar as fronhas e os lençóis pelo menos uma vez por semana.
Subtópico
SINTOMAS: Os sintomas mais comuns são
corrimento nasal, obstrução ou prurido nasal e muitos espirros um atrás do outro. Muitas vezes acompanham sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Esses sintomas podem melhorar espontaneamente. Nos casos crônicos, pode ocorrer perda do paladar e do olfato.
SINUSITE CRÔNICA
PREVENÇÃO: Beber muitos líquidos (para fluidificar e drenar
melhor as secreções nasais).
Fazer a "higiene nasal", isto é, aplicar nas narinas soluções salinas que promovem a drenagem das secreções e o descongestionamento do nariz (como soro fisiológico e água do mar esterilizada).
SINTOMAS: Secreção nasal com cor,
tosse, pressão na face, dores de cabeça, obstrução nasal, febre, cansaço, dores musculares, etc...
Tuberculose
PREVENSÃO: A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.
SINTOMAS: Os principais sintomas são tosse, que pode ser acompanhada de sangue, febre, emagrecimento, perda de apetite e sudorese noturna. A tuberculose extrapulmonar também é marcada por dor nos órgãos atacados pelo bacilo de Koch.
Pneumonia
PRENVENÇÃO: As principais formas de prevenção são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. Atualmente, existem vacinas disponíveis para a pneumonia pneumocócica que, mesmo não sendo capazes de prevenir todos os casos de pneumonia, podem evitar as formas mais graves.
SINTOMAS: Tosse com ou sem catarro.
Dor no peito.
Falta de ar.
Febre.
Dor de cabeça e no corpo.
Mal-estar.
Falta de apetite.
FARINGITE
PRENVENÇÃO: deve-se sempre que possível abrir as portas e janelas para ventilar o ambiente. Lavar sempre as mãos,
principalmente antes das refeições. Manter boa higiene pessoal e utilizar umidificadores de ar menos seco, impedindo a proliferação de vírus e bactérias.
SINTOMAS: dor de garganta, a irritação, o ardor,
o pigarro, são frequentes na faringite, associando-se frequentemente com cefaleias, febre, expectoração e mal estar geral.