Categorieën: Alle - educação - diversidade - progressão - saúde

door Pibid Letras Mcz 3 jaren geleden

370

ESTRUTURA

A educação básica e fundamental é estruturada para articular horizontalmente as áreas curriculares e verticalmente as fases de ensino, garantindo a continuidade das experiências dos alunos.

ESTRUTURA

EDUCAÇÃO BÁSICA

ESTRUTURA DA BNCC

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Anos Iniciais e Finais
As competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a articulação vertical, ou seja, a progressão entre o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais e a continuidade das experiências dos alunos, considerando suas especificidades. (Beatriz Sanches)

Ex.: Ciências – 1o ANO

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças. (Beatriz Sanches)

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. (Beatriz Sanches)

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. (Beatriz Sanches)

Serve para identificar os objetivos de aprendizagem. Ele ajuda a contextualizar qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado ao objetivo. (Beatriz Sanches)

EF67EF01

01: O último par de números indica a posição da habilidade na numeração sequencial do ano ou do bloco de anos. (Beatriz Sanches)

EF: O segundo par de letras indica o componente curricular: AR = Arte CI = Ciências EF = Educação Física ER = Ensino Religioso GE = Geografia HI = História LI = Língua Inglesa LP = Língua Portuguesa MA = Matemática (Beatriz Sanches)

67: O primeiro par de números indica o ano (01 a 09) a que se refere a habilidade, ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos, como segue: Língua Portuguesa/Arte 15 = 1o ao 5o ano 69 = 6o ao 9o ano Língua Portuguesa/Educação Física 12 = 1o e 2o anos 35 = 3o ao 5o ano 67 = 6o e 7o anos 89 = 8o e 9o anos (Beatriz Sanches)

EF: O primeiro par de letras indica a etapa de Ensino Fundamental.. (Ana)

O que são
Modificadores

Os modificadores explicam as habilidades e formas que devem ser praticadas de acordo com a idade e série que os alunos fazem. Dessa forma, os modificadores não detalham o que o professor deve fazer, e sim explicam que as atividades e projetos pedagógicos devem ser adaptadas a realidade de cada sistema de ensino, escola e as características de cada discente. (Layza)

Objetos de conhecimento e Unidades Temáticas

Os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes Unidades Temáticas que possibilitam um trabalho multidisciplinar, aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades. As unidades temáticas é essa divisão que consiste reunindo um conjunto de conteúdo, essas unidades aparece em praticamente todos os componentes curriculares ao longo do ensino fundamental. (Vitória Gabriely)

Componentes Curriculares
O termo componente curricular é empregado para o que antes eram conhecidas como disciplinas ou matérias. Eles tem o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas de cada área. (Joel)
Nas áreas de linguagens e ciências humanas, em que se abriga mais de um componente, são definidas competências específicas para os seus componentes a serem desenvolvidas pelo aluno ao longo da etapa de escolarização. (Joel)
Na BNCC, o ensino fundamental está organizado em cinco áreas do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da natureza, Ciências humanas e Ensino religioso. (Regina de Souza)

"Essas áreas, como bem aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, “favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares” (BRASIL, 2010). Elas se intersectam na formação dos alunos, embora se preservem as especificidades e os saberes próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes."(p.27) (Regina de Souza)

ENSINO MÉDIO

Código Alfanumérico
O código alfanumérico, está presente em todas asa fases da educação básica. Trata-se de um código que específica as disciplinas ofertadas e as competências a serem desenvolvidas naquele período. A representação do código alfanumérico no ensino médio é: EM13LGG103. (Emilly Fernanda)
Organização das Habilidades
A fim de garantir o desenvolvimento das competências específicas de área, relaciona-se, cada uma delas à um conjunto de habilidades, que organiza-se de modo a definir claramente às aprendizagens essenciais a ser garantidas a todos os estudantes do Ensino Médio. Cada habilidade é representada por um código alfanumérico. (Leide)
Áreas do Conhecimento
Na etapa do Ensino Médio, o enfoque é dado aos dois componentes: Língua Portuguesa e Matemática. Que devem ser ofertados da 1ª a 3ª série. Logo, há um detalhamento desses eixos, diferente das demais áreas de conhecimento em que ocorre uma "flexibilização" das conhecidas disciplinas. (Ariane Sapucaia)
Cada área do conhecimento estabelece competências específicas de área. Essas competências explicitam como as competências gerais da Educação Básica se expressam nas áreas. Elas estão articuladas às competências específicas de área para o Ensino Fundamental, com as adequações necessárias ao atendimento das especificidades de formação dos estudantes do Ensino Médio. (Cleo)
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Linguagens e suas Tecnologias

EDUCAÇÃO INFANTIL (JENIFFER)

COMPETÊNCIAS
Responsabilidade e cidadania
Empatia e cooperação
Autoconhecimento e autocuidado
Argumentação
Trabalho e Projeto de Vida
Cultura digital
Comunicação
Repertório cultural
Crítico e criativo
Subtópico
Pensamento científico
Conhecimento
PRINCIPAIS MUDANÇAS
Estímulo a escuta, fala, pensamento e imaginação
Corpo, gestos e movimentos / Traços, sons, cores e formas - a criança deve ter acesso a diferentes formas de expressão, como a dança, a música, o teatro e as brincadeiras de faz de conta, favorecendo o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e da expressão pessoal.
Foco na valorização da própria identidade sem desrespeitar os outros, reconhecendo as diferenças que nos representam como seres humanos.
Mudança conceitual - a criança não é mais apenas uma receptora das mensagens transmitidas pelos adultos, mas também é capaz de produzir cultura.
Discussões acerca de temas como orientação sexual e identidade de gênero foram excluídas do currículo.
Predileção às ciências exatas
Alfabetização até o segundo ano.
Seis direitos fundamentais: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.