Categorieën: Alle - narrativa

door Luana Nega 4 jaren geleden

928

GENÊROS TEXTUAIS - TIPOLOGIA DE TEXTOS

Os gêneros textuais abrangem várias formas de escrita, cada uma com características específicas. Os textos narrativos concentram-se em contar histórias, envolvendo personagens que se movem no tempo e espaço, com uma estrutura que inclui apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

GENÊROS TEXTUAIS - TIPOLOGIA DE TEXTOS

GENÊROS TEXTUAIS - TIPOLOGIA DE TEXTOS

In linguistics, syntax is the set of rules, principles, and processes that govern the structure of sentences in a given language, usually including word order.

DESCRITIVO

A compound sentence is a sentence that has at least two independent clauses joined by a comma, semicolon or conjunction. An independent clause is a clause that has a subject and verb and forms a complete thought.

EXEMPLOS - Relato (viagens, históricos, etc) Cardápio - notícia- diário - currículo Biografia e autobiografia
Se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).

NARRATIVO

A complex sentence is a sentence that contains an independent clause and one or more dependent clauses.

An independent clause can stand alone as a sentence, but a dependent clause even though it has a subject and a verb cannot stand alone.

FÁBULA E LENDA

Attributive clauses serve as an attribute to a noun (pronoun) in the main clause. This noun or pronoun is called the antecedent of the clause.

é um gênero literário cuja característica principal é a narração alegórica, fantasiosa, sem compromisso com a realidade, mas permeada por recursos lúdicos e pedagógicos. É uma narrativa breve que sempre leva a um ensinamento

ROMANCE

The object clause is a phrase on which a verb performs an action. It falls at the end of a sentence, and is governed by a verb or a preposition.

Apresenta uma história completa composta por enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara.

NOVELA

A predicative clause may be introduced by conjunctions - that, whether, whether... or, as, as if, as though, because, lest, the way - or connectives.

The latter may be conjunctive pronouns - who, whoever, what, whatever, which - or conjunctive adverbs - where, wherever, when, whenever, how, why.

Narrativa mais extensa e difefre do romance

CONTO

The subject clause is a dependent clause that acts as a subject.

Narrativa pequena e linear, linguangem simples e direta

DEPOIMENTO

An appositive clause follows another noun or noun phrase in apposition to it; that is, it provides information that further identifies or defines it.

Ação ou efeito de depor, apresenta argumentos, declaração judicial.

PIADA

An adverbial clause is a group of two or more words that function as an adverb in a sentence.

Breve história com sentindo de humor

Subtópico

Apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

DISSERTATIVO

EXPOSITIVO

See the example below and try to create your own simple sentences.


Tim is the driver.

É a exposição de ideias, teorias, conceitos sem necessariamente tentar convencer o leitor.
EXEMPLO - Seminários Palestras - Conferências Entrevistas - Trabalhos acadêmicos Enciclopédia - Verbetes de dicionários
ARGUMENTATIVO

See the example below and try to create your own simple sentences.

Tim drives.

Os textos dissertativos são aqueles encarregados de expor, um tema ou assunto por meio de argumentações. DEFESA DE IDÉIAS E PERSUADIR O LEITOR

EXEMPLOS: Editorial Jornalístico Carta de opinião Resenha -Artigo - Ensaio Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado

NOVA TESE (conclusão) Concluir o texto. Em outras palavras, não deixamos um texto sem concluí-lo e, por isso, esse momento é chamado de "Nova Tese" por ser fechamento das ideias, e principalmente da inserção de uma nova ideia, ou seja, uma "nova tese".

ANTÍTESE (desenvolvimento) Também chamada de "Anti-Tese" ou "Antítese", nessa parte do texto é que se desenvolve a argumentação por meio de opiniões, dados, levantamentos, estatísticas, fatos e exemplos sobre o tema, a fim de que sua tese (ideia central) seja defendida com propriedade.

TESE ou INTRODUÇÃO (apresentação) Introdução: Também chamada de "Tese", o mais importante é EXPOR a ideia central sobre o tema de maneira clara. Importante ! A Introdução é a parte mais importante do texto, deve conter a informações que logo serão desenvolvidas.

INJUNTIVO

EXEMPLOS - Propaganda Receita culinária -ula de remédio Manual de instruções - Regulamento Textos prescritivos
também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor). Por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo. ORIENTA