Categorieën: Alle - educação - infância - violência

door joana silva 2 jaren geleden

137

joanalays452@gmail.com

O assistente social desempenha um papel crucial nas escolas, atuando como um elo entre diretores, professores, alunos e suas famílias. Seu objetivo é garantir que todos compreendam e respeitem seus direitos e responsabilidades, promovendo uma colaboração eficaz para a formação cidadã.

joanalays452@gmail.com

Infância, Juventude e Proteção Social.

DIREITOS FUNDAMENTAIS E PROTEÇÃO SOCIAL

direitos à educação, à saúde, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à previdência social, à proteção à maternidade e à infância, à assistência aos desamparados.”
Na área da infância e juventude, o Assistente Social utiliza referenciais teórico-metodológicos e ético-políticos e tem por base as orientações do sistema de proteção social definidas pelas políticas públicas para crianças e jovens.

O COTIDIANO EDUCACIONAL

O Tempo : uma marca nas relações sociais
O tempo social dominante de uma sociedade é aquele que lhe permite cumprir os atos necessários para a produção dos meios que garantem sua sobrevivência, possibilitando a criação, manifestação, realização e atualização de seus valores fundamentais.
A Questão Social na Escola
A principio conceituou-se a questão social no ambiente escolar como “ Deficiência Social ” ou seja, um quadro constituído por uma Perturbação do Comportamento, persistente e repetitiva, onde são violados os direitos básicos de outras pessoas ou, importantes regras e normas sociais, próprias da idade, que comprometem as atividades familiares, sociais, escolares e laborais, em casa, na escola ou na própria comunidade.
A contribuição do Serviço Social na área escolar consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto, tais como: evasão escolar, o baixo rendimento escolar, sexualidade, violência doméstica e que precisam necessariamente de intervenção conjunta com educadores, psicólogos, dirigentes governamentais, possibilitando consequentemente uma ação mais efetiva.

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA MULHER

Numa época em que a ciência era dominada pelos homens, Marie Sklodowska Curie fez uma verdadeira revolução no meio científico e na própria história ao ser a primeira mulher do mundo a ganhar um Prêmio Nobel. Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos.
O EXEMPLO DE MARIE CURIE: Numa época em que a ciência era dominada pelos homens, Marie Sklodowska Curie fez uma verdadeira revolução no meio científico e na própria história ao ser a primeira mulher do mundo a ganhar um Prêmio Nobel. Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos.
A História da construção da mulher nos mostra que a luta tanto na sociedade socilaista quanto na sociedade capitalista é carregada de valores e ideologias que cercam o universo de homens e mulheres no campo do trabalho e das relações de poder que se manifestam pelo voto e na autonomia de viver as suas escolhas.

A QUESTÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

O Assistente Social na Escola
O assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem um papel social importante para a escola, respeitando e entendendo os direitos que cada um possui e suas responsabilidades no meio educacional, tornando a família e a escola mais próximas, para que juntos possam contribuir na formação de novos cidadãos.
Drogadição e Violência na Escola
estudos acerca do problema da drogadição têm mostrado que na sociedade ocidental, a violência doméstica, escolar, de rua, através de gangues, das instituições sociais – bares, danceterias, bailes, estádios –, roubos e assaltos pode estar ligada ao uso indevido ou abusivo de drogas, pois conforme Bourdon (1991), citado por Medeiros, (2008, p. 19), “tanto a exclusão social quanto a crise social, podem ser potencial da violência
A Precarização Do Trabalho e Relações Familiares
Ao tratarmos de precarização nas relações de trabalho e familiares construídos observamos que uma das influências desta realidade é pela sua precarização está vinculada a crise social ocorrida no mundo nos últimos anos.

Serviço Social e Gênero

Reflexões sobre gênero no Serviço Socia
As reflexões nos possibilitou o entendimento que a base estrutural do sistema dominante, impede a materialização de um mundo, onde homens e mulheres sejam socialmente iguais e, por conseguinte, findar com o fenômeno da feminizarão no Serviço Social.

Os sentidos dados a gênero no campo do Serviço Social são variáveis (e isso não é uma exclusividade da área). Gênero é um conceito em permanente disputa, para citarmos Joan Scott (2012) SCOTT, J. Usos e abusos do gênero.

Há no Serviço Social uma compreensão geral de que gênero trata das relações de poder na vida social, relações essas que atribuem posições assimétricas ao masculino e ao feminino. Desse modo, as desigualdades de gênero constituem-se como um dos focos do trabalho do assistente social e de suas preocupações de pesquisa.

A contribuição do ECA no aspecto Infanto Juvenil

No Brasil, Convenção dos Direitos e da Criança e a partir de sua vigência em 1990,destacamos o tratado internacional de proteção de direitos humanos instituídos pela convenção são:
o direito à proteção contra a exploração econômica, com a fixação de idade mínima para admissão em emprego;

o direito de deixar qualquer país e de entrar em seu próprio país; o direito de entrar em qualquer Estado e sair dele, para fins de reunião familiar;

o direito à proteção ante a separação dos pais;

o direito à proteção contra o envolvimento na produção, tráfico e uso de drogas e substâncias psicotrópicas; o direito à proteção contra a exploração e o abuso sexual(Rossato, p.50)

o direito a um nível adequado de vida e segurança social; o direito à educação, devendo os Estados oferecer educação primária compulsória e gratuita

o direito à vida e à proteção contra a pena capital;

o direito de acesso a serviços de saúde, devendo o Estado reduzir a mortalidade infantil e abolir práticas tradicionais prejudiciais à saúde

o direito à proteção para não ser levada ilicitamente ao exterior; o direito à proteção de seus interesses no caso de adoção;

o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião;

A CATEGORIA GÊNERO E A PRÁXIS SOCIAL

A categoria gênero, assim, compreende várias práticas e marcadores culturais que demarcam as diferenças entre homens e mulheres, tais como vestimentas, modos de comportamento etc. Desde as civilizações mais remotas, as mulheres não constituem a base hierárquica e de poderio no cenário social global.
Qual a diferença entre gênero e categoria? o termo gênero é uma representação não apenas no sentido de que cada palavra, cada signo, representa seu referente, seja ele um objeto, uma coisa, ou ser animado. O termo “gênero” é, na verdade, a representação de uma relação, a relação de pertencer a uma classe, um grupo, uma categoria.

Subtópico

Práxis - Marx e Gramsci - Natureza e luta de classes Renato Cancian, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação Práxis - Lukács e Habermas O conceito de práxis é muito anterior à filosofia marxista, com raízes no pensamento de Aristóteles, mas foi por intermédio do pensador alemão Karl Marx que tal conceito, progressivamente, se aprofundou, passando a ser o elemento central do materialismo histórico. No âmbito da filosofia marxista, o conceito de práxis passa por processos de desconstrução e reconstrução, tendo como referência as teses do filósofo Feuerbach, com as quais Marx estabelece uma interlocução....

Medidas Sócio Educativas

Em suas disposições gerais é possível identificar os objetivos das medidas socioeducativas, são eles: Responsabilização do adolescente, incentivando a sua reparação; Integração social garantindo seus direitos sociais e individuais; Desaprovação de conduta infracional, efetivando as disposições da sentença como parâmetro máximo de privação de liberdade ou restrição de direitos, observados os limites previstos na lei.

SERVIÇO SOCIAL E O FEMINISMO

Reflexos do Feminismo O Serviço Social por ser uma profissão de origem feminina vive algumas contradições ao trabalhar a categoria Gênero, uma delas é que ao ser realizada por mulheres estariam vinculadas à uma condição de subalternidade. E a categoria Gênero para as feministas surge como uma denúncia às desigualdades entre homens e mulheres e isso traz uma aproximação ao pensamento marxista pela divisão sexual do trabalho e as classes sociais.
Serviço Social: uma profissão feminina? Assim, percebeu-se que o fato de ser o Serviço Social uma profissão composta predominantemente pelo sexo feminino está diretamente ligado à questão cultural, juntamente com o processo histórico da predominância do gênero feminino em alguns âmbitos profissionais, entre os quais a profissão do Serviço Social, gerando dessa forma a reprodução de uma cultura repleta de preconceitos em relação a gênero, que segue até a contemporaneidade na própria sociedade e no âmbito profissional do Serviço Social.
relação Serviço Social e feminismo é contemporânea, considerando as bases conservadoras que teve a profissão, o diálogo se fortaleceu quando na construção do projeto societário por parte da profissão, momento que a profissão lança mão de vários dos paradigmas e conceitos feministas que estão e relação com marxismo.

SOCIALISMO: AVANÇOS E RETROCESSOS POLÍTICOS E IDEOLOGIA

Familia Socialista
Familía burguesa

Familía Capitalista

Familia comunitaria

O Movimento Político Socialista Nesta luta pela conquista da igualdade surge a organização das mulheres como um movimento político, junto aos demais operários reivindicando a mudança de seus salários para que fossem iguais aos dos homens. Ao vencerem esta solicitação e sendo concedido a igualdade entre os trabalhadores ocorre uma independência jamais pensada em ser vivida.
O Socialismo e seus aspectos legais Na sociedade capitalista os aspectos legais ou legislações trabalhistas são direcionados à minimizar a relação trabalhista onde os proletários vendem a sua mão de obra. Porém no socialismo, é entendida como subordinação em relação a uma determinada relação ou atividade produtiva realizada direcionada a outro pessoas com fim econômico e não como seu próprio bem de consumo.

GRAMSCI E OS DESAFIOS DA CULTURA

Estado Ampliado e o Feminismo
Gramsci um marxista estudioso do Estado moderno, destaca que este modelo coercitivo colabora para despolitizar a sociedade civil, desmobiliza organização da luta de classes ao tratá-la como um movimento apenas gerador de conflito pela diferença de classes.
A Política de arcodo com a ideologia de Gramsci
De acordo com Gramsci, a política é entendida como liberdade, universalidade e práxis em seu sentido criador e renovação, pelas suas ações interferirem em todas as áreas da vida. E como nossa referência é de uma sociedade de classes, marcada pela subalternidade. E é determinada pelas questões econômicas, fazem com que os homem construam uma práxis pelo seu conhecimento , sendo a real inovação nesta estrutura vivida.
Ideologia e Hegemonia: sua correlação de poder
Por outro lado, a ideologia é um sistema de ideias que constitui a base de uma teoria econômica ou política. Isso destaca que a hegemonia fala de uma relação de poder que existe entre diferentes grupos enquanto a ideologia fala de um conjunto de idéias.

TRABALHO INFANTO JUVENIL NA CONTEMPORANEIDADE

O papel do Serviço Social: O papel do Serviço Social na erradicação do trabalho infantil O Serviço Social é uma profissão comprometida com os direitos de todos os seres humanos, especialmente dos seguimentos mais vulnerabilidades da população.
Por que o trabalho infantil é um problema social? Neste contexto, em especial, a partir de 1990, o trabalho infantil que, por muitas pessoas é considerado um fenômeno natural e inerente às relações capitalistas, passa a ser visto como um problema social a ser enfrentado e a compor a agenda de governo
Constituição de 1967 reduziu essa idade para 12 anos. Na de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente esse limite voltou aos 14 anos. Sobre a evolução da legislação sobre o trabalho infanto-juvenil e as justificativas ideológicas apresentadas por setores interessados na sua utilização, ver Alvim (1994).

Tópico principal

CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA NO BRASI

A criança desenvolve-se pela experiência social, nas interações que estabelece, desde cedo, com a experiência sócio-histórica dos adultos e do mundo por ele criado. Segundo Cohn, 2005, espaços especializados de aprendizagem transmitem conhecimentos diversos em modalidades diversas.