Categorieën: Alle - preconceito

door Gabriel Fernandes 4 jaren geleden

1636

O NASCIMENTO DO MUNDO ISLÂMICO

O Islã é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII e desempenha um papel significativo em todo o mundo. Seus seguidores, chamados muçulmanos, praticam a fé seguindo os Cinco Pilares do Islã, que incluem a recitação do credo, orações diárias, jejum durante o Ramadã, doação aos necessitados e a peregrinação a Meca.

O NASCIMENTO DO MUNDO ISLÂMICO

O NASCIMENTO DO MUNDO ISLÂMICO

SUNITAS E XIITAS

Os xiitas consideram Ali, o genro e primo do profeta Maomé, como o seu sucessor legítimo e consideram ilegítimos os três califas sunitas que assumiram a liderança da comunidade muçulmana após a morte de Maomé.
Sunitas são os povos seguidores do Islamismo, conhecidos como “Povo do Suna e da Coletividade”. O nome deriva do fato de afirmarem seguir o “Suna”, ou “Caminho Percorrido”. Também afirmam seguir os caminhos da coletividade de muçulmanos.

O ALCORÃO

Alcorão ou Corão é o livro sagrado do Islã. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus revelada ao profeta Maomé ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar. Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.

OS CINCO PILARES DO ISLÃ

1°- Recitar o credo “não existe nenhum deus além de Allah, e Muhammad é seu profeta”. 2°- Orar cinco vezes ao dia na direção de Meca. 3°- Observar o jejum durante o mês sagrado chamado Ramadã. 4°- Realizar o zakat, a doação de 2,5% de seus lucros para os mais pobres. 5°- Visitar Meca uma vez na vida, desde que se tenha condições para isso.

GABRIEL FERNANDES BISPO 1° A

CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS

Foram eles que introduziram no ocidente o algarismo hindu, que hoje é conhecido por arábico. Desenvolveram álgebra e astronomia,bem como, grande contribuição para a cartografia, química, medicina, arquitetura, matemática, filosofia, literatura, da indústria e comercio também. As contribuições imortalizaram médicos, filósofos como Averróis e Avicena que teve a enciclopédia Cânon utilizada nas escolas europeias.

DIFUSÃO DO ISLAMISMO

O islamismo não esta restrito apenas no oriente médio. Ela é religião que percentualmente mais cresce no mundo pertencendo apenas para o número de cristãos. O crescimento do islamismo é explicado por dois fatores: o aumento da natalidade; a conversão de novos fiéis.

MAOMÉ E O ISLAMISMO

O islamismo se difundiu em Medina, onde um exército de seguidores, em 630, se uniram para conquistar Meca. Meca veio a ser o centro de orações. A pedra negra é considerada a parte mais sagrada, que deve ser beijada e tocada na peregrinação.
Foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão. Nasceu em Meca, no ano de 570.

RELEVÂNCIA DO ISLÃ

O islamismo surgiu na Península Arábica. A fé islâmica uniu diversos grupos que viviam na Arábia, no século VII.
Cerca de 18% da população islã vive na Ásia, sendo presente em todos os continentes. Sofrem muito preconceito por serem relacionados ao terrorismo.