Categorieën: Alle - fotossíntese - mitocôndrias - rna - carboidratos

door ANDREA BAYER 4 jaren geleden

227

Organigrama em árvore

Os carboidratos são essenciais para a bioquímica celular, sendo conhecidos também como glicídios ou hidratos de carbono. Eles são compostos por cadeias de carbono e desempenham um papel vital em processos como a fotossíntese nas plantas e a quimiossíntese nas bactérias.

Organigrama em árvore

Compostas por Cátions e Íons, não produzidas pelos seres vivos, adquiridas pela alimentação

FORMADAS POR CADEIAS DE C H O N P S, Carbono(c), Hidrogênio(H), Oxigênio(O), Nitrogênio(N), Fósforo(P) e enxofre(E)

BIOQUÍMICA DA CÉLULA

SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS

ANTICORPOS
Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo. Essas glicoproteínas de defesa atuam de diferentes formas para evitar que uma partícula invasora cause danos à saúde. ANTÍGENO – moléculas capazes de reagir com um anticorpo. Exemplos: Vírus, bactérias, veneno de animais. ANTICORPO –somente produzido quando entrar em contato com a proteína que não reconhece para combater o antígeno. Exemplos: SORO antiofídico. SORO Sua imunização é passiva, não produz memória Somente curativo. Possuem anticorpos VACINA Sua imunização é ativa, produz anticorpos Preventivo. Estimulam a produção de anticorpos , não curam
ENZIMAS
Enzimas são proteínas especiais que têm ação catalisadora (biocatalizadores orgânicos), estimulando ou desencadeando reações químicas importantíssimas para a vida, que dificilmente se realizariam sem elas. Intensidade de ação proporcional à temperatura: Dentro de certos limites, a intensidade de ação da enzima aumenta ou diminui quando a temperatura se eleva ou abaixa. O ponto ótimo de ação das enzimas varia de um organismo para outro. Variações muito grandes de temperatura levam à Inativação ou desnaturação da enzima. Intensidade de ação relacionada com o pH: Algumas enzimas só agem em meio ácido, outras somente em meio alcalino. Mudanças no pH podem inativar ou desnaturar a enzima. AÇÕES DAS ENZIMAS:as Enzimas interagem com os substratos, formando temporariamente o complexo enzima substrato. Na formação das estruturas secundária e terciária de uma enzima(proteínas), acabam surgindo certos locais nas moléculas que servirão de encaixe para o alojamento de um ou mais substratos, do mesmo modo que uma chave se aloja em uma fechadura. Esses locais são chamados de Centros ativos e ficam na superfície da enzima. Ao se encaixarem, nesses centros ativos os substratos ficam próximos um dos outros e podem reagir facilmente. Assim que ocorre a reação química com os substratos, desfaz-se o complexo enzima substrato. Liberando-se os produtos e a enzima voltam a atrair novos substratos para a formação de outros complexos. Uma enzima não é consumida durante uma reação química que ela cataliza.
VITAMINAS
Vitaminas são micronutrientes orgânicos que os organismos não produzem em quantidade suficiente e, portanto, precisam ser ingeridas em pequenas quantidades nas suas dietas alimentares. As vitaminas também são agrupadas pela maneira que podem se encontrar solúveis: Hidrossolúveis (se dissolvem em água) Lipossolúveis (se dissolvem no meio lipídico). No total tem-se descritos atualmente 13 vitaminas para os seres humanos, sendo 9 hidrossolúveis (as 8 vitaminas do complexo B e a vitamina C) e 4 lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). A diferença na maneira como elas podem ser solubilizadas tem grande importância para entender seu metabolismo e seu funcionamento. As hidrossolúveis por exemplo, são facilmente metabolizadas e consequentemente mais rapidamente excretadas e por isso necessitam de maior reposição (que seja ingerido mais frequentemente), enquanto as lipossolúveis podem ser mais facilmente estocadas no organismo. Vitamina A Retinol, retinal, e quatro carotenoides incluindo betacaroteno Fígado, ovo, queijo, manteiga, bacalhau, laranja, frutos amarelos, hortícolas folhosas, cenouras, abóboras, espinafres, leite e leite de soja Vitamina D Colecalciferol (D3), ergocalciferol (D2) Peixe, ovos, fígado, cogumelos Vitamina E Tocoferois, Tocotrienois Diversas frutas e vegetais, nozes e sementes Vitamina K Filoquilina, menaquinonas Hortícolas como o espinafre, gema de ovo, fígado
AMINOÁCIDOS
Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura. Os aminoácidos são utilizados na síntese de proteínas, as quais constituem músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios. Assim, eles ligam-se entre si para formar as proteínas, sendo portanto a "matéria prima" desses macronutrientes. Existem dois grandes grupos de aminoácidos: Aminoácidos naturais ou não essenciais: São os aminoácidos produzidos pelo próprio organismo, sendo 12 no total: glicina, alanina, serina, histidina, asparagina, glutamina, cisteína, prolina, tirosina, arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico; Aminoácidos essenciais: São os aminoácidos que não são sintetizados pelo organismo e que precisam ser obtidos através da alimentação. Correspondem a oito aminoácidos: fenilalanina, valina, triptofano, treonina, lisina, leucina, isoleucina e metionina. Os aminoácidos essenciais são encontrados em alimentos ricos em proteínas, como carnes, peixes, leite, ovos e leguminosas (feijão, soja, lentilha). Aminoácidos Estrutura do aminoácido Assim, todos os aminoácidos têm em comum um grupamento amina (NH2) e um grupamento carboxila ou ácido (COOH) ligados a um mesmo átomo de carbono, que, por sua vez, está ligado a um átomo de hidrogênio e a um radical (R) que varia de um aminoácido para outro.Todos os 20 aminoácidos existentes são α-aminoácidos, ou seja, o grupo amina e o grupo carboxila estão ligados ao mesmo carbono (carbono alfa). Um aminoácido é definido pelo seu grupo lateral (R). Devido ao caráter ácido do grupo carboxila e do caráter básico do grupo amino, quando os aminoácidos são dissolvidos em água, sofrem neutralização interna e tornam-se íons dipolares, um composto químico eletricamente neutro. Essa característica dos aminoácidos permite que sofram reação tanto com ácido como com base. Compostos com esse comportamento são denominados anfóteros. Ligação peptídica A ligação que une os aminoácidos é chamada de ligação peptídica, caracterizada pela reação do grupamento amina de um aminoácido com o grupamento carboxila de outro, com liberação de uma molécula de água. Aminoácidos A ligação peptídica caracteriza a união entre dois aminoácidos Dois aminoácidos unidos por uma ligação peptídica formam uma molécula denominada dipeptídeo. Vários aminoácidos ligados por várias ligações peptídicas formam uma macromolécula denominada polipeptídeo. Uma molécula de proteína pode apresentar centenas de aminoácidos unidos. A hemoglobina, por exemplo, é formada por 547 aminoácidos.
PROTEÍNAS
Componente orgânico mais abundante na célula; • Principais substâncias sólidas que formam praticamente todas as estruturas celulares. • Proteínas simples são formadas apenas pelo encadeamento de aminoácidos; • Proteínas complexas, em cuja composição se encontra também um radical não proteico. São as glicoproteínas, as lipoproteínas, as cromoproteínas e as nucleoproteínas As proteínas necessitam de temperaturas e pH específicos. Alterações muito grandes na temperatura ou no pH podem inativar ou desnaturar as proteínas. Algumas moléculas proteicas se mostram como finos e longos filamentos que são insolúveis em água. Essas são as proteínas fibrosas como o colágeno e a fibrina. Já as proteínas globulares formada por cadeias enroscadas como um novelo, participam das estruturas celulares (na membrana plasmática, no coloide citoplasmático, na formação dos cromossomos e genes etc.) ou têm ação ativadora das reações químicas denominadas de enzimas. As nucleoproteínas são denominadas de proteínas complexas em cuja composição se encontra também um radical não proteico. Ácidos nucleicos estão sempre associados a proteínas, constituindo uma nucleoproteína e sua função é transmitir capacidades hereditárias entre os seres vivos.
LIPÍDEOS
Ácidos graxos saturados não possuem qualquer ligação dupla entre os átomos de carbono, o que significa que não têm disponibilidade para receber mais átomos de hidrogênio. Ácidos graxos insaturados possuem uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono, o que lhes permite receber átomos de hidrogênio na molécula Glicerídeos ▪ Glicerol + Ácidos graxos n Monoglicerídeo: Glicerol + 1 Ácido graxo o Diglicerídeo: Glicerol + 2 Ácidos graxos o Triglicerídeo: Glicerol + 3 Ácidos graxos (aterosclerose) Glicerol: Álcool cujas moléculas apresentam três carbonos e três hidroxilas (OH) Os lipídios atuam como solventes de algumas vitaminas (A, D, E, K) Simples: • Glicerídeos: álcool – glicerol. Ex: gorduras e óleos • Cerídeos: álcool superior ao glicerol. Ex: ceras animais e vegetais • Esterídeos ou esteróides: álcool de cadeia fechada (colesterol). Ex: hormônios sexuais (testosterona, progesterona e estrógeno) e do córtex das supra-renais (cortisol e aldosterona) ▪ Funções do colesterol ▪ LDL (lipoproteína de baixa densidade) em excesso no sangue o LDL se oxida e passa a se depositar na parede dos vasos sanguíneos, ocasionando a aterosclerose (enrijecimento da parede dos vasos). ▪HDL – colesterol bom (lipoproteína de alta densidade) ▪são transportadoras de fosfolipídios, mas podem transportar colesterol quando este, encontra-se presente em altas concentrações no sangue. ▪captam o excesso de colesterol do sangue transportando-os até o fígado, onde serão eliminadas juntamente com a bile. ▪retira o excesso de colesterol do organismo, impedindo que ocorra problemas, tais como, a aterosclerose Complexos: • Fosfolipídeos: com radical fosforado. Ex: lecitina, cefalina e esfingomielinas orgânicos que têm a natureza de ésteres -ácidos (graxos) com álcoois.Moléculas apolares (sem carga elétrica)
CARBOIDRATOS
Carboidratos = Glicídios •Carboidratos, glicídios ou hidratos de carbono são compostos formados por cadeias de carbono. (fotossíntese das plantas e quimiossíntese das bactérias). • H2O + CO2 + luz --> Cn(H2O)n + O2 fotossíntese • Cn (H2O)n + O2 --> CO2 + H2O + energia Classificados em: Monossacarídeos: são carboidratos que não sofrem hidrólise. Trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. - Pentoses {ribose (C5H10O5 ) e desoxirribose (C5H10O4 )]. • A ribose é componente das moléculas de RNA e a desoxirribose do DNA. Seu açúcar é a desoxirribose e os nucleotídeos são a adenina, citosina, guanina e timina Encontrado quase exclusivamente no núcleo, embora exista também nos cloroplastos e nas mitocôndrias DNA - Responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos seres vivos. Estrutura duas cadeias helicoidais, longas e possuem milhares de nucleotídeos. Seu açúcar é a ribose e os nucleotídeos são a adenina, citosina, guanina e uracila RNA -Responsável por sintetizar proteínas Estrutura uma cadeia curta com centenas de nucleotídeos - Hexoses [(C6H12O6 ) – glicose, frutose e galactose} Dissacarídeos: Dissacarídeos são carboidratos que, por hidrólise, fornecem duas moléculas de monossacarídeos. Os principais são a maltose, a sacarose e a lactose Polissacarídeos: Os principais são o amido, o glicogênio e a celulose. Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.

SUBSTÂNCIAS INORGÂNICAS

SAIS MINERAIS
Cálcio (Ca2+) Composição dos ossos e dos dentes Coagulação sanguínea Funcionamento de nervos e músculos /Vegetais Leites e derivados Cloro (Cl- ) Composição do ácido clorídrico Auxilia a digestão /Sal de cozinha Cobalto (CO²+ ) Componente da vitamina B12 (cobalamina) – Produção de hemácias Carnes e laticínios Cobre Formação da hemoglobina /Ovos, legumes e peixes Enxofre (E) Controle da atividade metabólica /Ovos, carnes e legumes Ferro (Fe²+ ) Componente da hemoglobina Respiração celular /Carne, legumes e ovos Flúor (F)Componente dos ossos e dos dentes /Frutos do mar Fósforo (PO3- ) Componente dos ossos e dos dentes /Ovos, legumes e cereais Iodo (I)Componente dos hormônios da tireoide. Estimulam o metabolismo /Sal de cozinha e frutos do mar Magnésio (Mg2+) Componente da clorofila Fotossíntese/ Vegetais em geral Potássio (K+ ) Condução dos impulsos nervosos Equilíbrio osmótico/ Frutas, carnes e laticínios Sódio (Na+ ) Condução dos impulsos nervosos Equilíbrio osmótico/ Sal de cozinha e frutos do mar.
ÁGUA