Categorieën: Alle

door flávia raschke 5 jaren geleden

250

PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS COM BASE NO TEXTO ACADÊMICO " A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETE - ESTRATÉGIAS DE LEITURA"

O texto aborda a importância da clareza na linguagem e a necessidade de decodificação para tornar a comunicação compreensível, destacando a interpretação de palavras ou frases. Discute também o termo "

PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS COM BASE NO TEXTO ACADÊMICO

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE- UNIVILLE ALUNAS: FLÁVIA RASCHKE ANTON CARLA ROBERTA DETROZ VIEIRA DISCIPLINA: PORTUGUÊS

PALAVRAS E SEUS SIGNIFICADOS COM BASE NO TEXTO ACADÊMICO " A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETE - ESTRATÉGIAS DE LEITURA"

Cognitivos

Cognição é a capacidade de processar informações e transformá-las em conhecimento, com base em um conjunto de habilidades mentais e/ou cerebrais como a percepção, a atenção, a associação, a imaginação, o juízo, o raciocínio e a memória.

Inferência

Inferência é uma dedução feita com base em informações ou um raciocínio que usa dados disponíveis para se chegar a uma conclusão.É também deduzir um resultado, por lógica, com base na interpretação de outras informações. Inferir também pode significar chegar a uma conclusão a partir de outras percepções ou da análise de um ou mais argumentos.

Implícito

Que se apresenta de modo obscuro; que está ou permanece subentendido; que não se pode expressar formalmente; não declarado; obscuro, oculto, tácito. Também pode ser aquilo que se acredita (crença) sem que haja comprovação. Ou que se expressa mais por ações do que por palavras; diz-se da vontade e/ou do desejo.

Semântica

Semântica é um ramo da linguística que estuda o significado das palavras, frases e textos de uma língua, que acabam sofrendo mudanças com o passar do tempo.

Solé (1998)

Espanhola, professora do departamento de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade de Barcelona, na Espanha. Uma das ideias que ela defende é que o professor tem o papel de ajudar na formação de leitores autônomos ao apresentar e praticar as ações fundamentais para a interpretação.

Co-produção

Oriundas

Utilizado para qualificar algo como originário de determinado lugar. Pode ser também aplicado como sinônimo de proveniente, procedente ou natural de algo ou de algum lugar específico.

Pressuposto

É algo que se pressupõe: que se supõe antecipadamente, ou seja, aquilo que se imagina e pensa sobre determinada coisa ou situação antes mesmo de ter contato ou conhecimento sobre ela.

Defrontar

Significa pôr-se de fronte de algo ou alguém, encarar enfrentar, confrontar-se, estar, encontrar-se, etc.

Retificar

Significa corrigir algo que foi dito ou feito, voltar atrás e endireitar, tornar reto ou correto.

Proficiência

Elementos Paratextuais

Decodificação

Escrever numa linguagem clara; transferir para um código compreensível; decifrar. E pode ser também definido como: Interpretar o sentido de uma palavra ou frase expressa numa linguagem feita por códigos (verbais ou não-verbais).

Lacunas

Expropriar

Significa retirar. Também é usado para designar o ato de retirar ou excluir alguém da posse de uma propriedade por meios judiciais. Ou ainda desapropriar; restituir da posse de particulares terrenos ou edifícios para melhoramento público.

Vygotsky

Foi um psicólogo, proponente da psicologia cultural-histórica. Pensador importante em sua área e época. Foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.

Leitura Proficiente

É aquele que não só decodifica as palavras que compõe o texto escrito,mas também constrói sentidos de acordo com as condições de funcionamento do gênero em foco, mobilizando, para isso, um conjunto de saberes (sobre a língua, outros textos, o gênero textual, o assunto focalizado, o autor do texto, o suporte, os modos de leitura).