Categorieën: Alle - identidade - modernidade - controle

door Emanuelle Sobrinho Nogueira 3 jaren geleden

363

Perda da individualidade

Em um cenário distópico, a qualidade de vida é baixa, marcada pelo autoritarismo, opressão e falta de esperança, sem perspectivas de mudança. A modernidade líquida caracteriza-se por mudanças rápidas e constantes, onde nada é feito para durar.

Perda da individualidade

Perda da individualidade

A individualidade deve existir, pois ela é o alicerce da identidade da personalidade. (...) Não há duas pessoas iguais no universo. Mas o individualismo é prejudicial. Augusto Cury

A individualidade, por sua vez, é ancorada na segurança, na determinação, na capacidade de escolha. É, portanto, uma característica muito saudável da personalidade. Infelizmente, desenvolvemos frequentemente o individualismo, e não a individualidade. Augusto Cury
Individualidade e Individualismo. Há uma grande diferença entre o individualismo e a individualidade. O individualismo é uma característica doentia da personalidade, ancorada na incapacidade de aprender com os outros, na carência de solidariedade, no desejo de atender em primeiro, segundo e terceiro lugar aos próprios interesses. Em último lugar ficam as necessidades dos outros.

"O mundo distópico é um lugar de baixa qualidade de vida, marcado por autoritarismo, opressão e desesperança, pela ausência de perspectiva de mudança"

Distopia
O caos é somente exceção

As pessoas estão perdendo a capacidade de enxergar as coisas com os próprios olhos

Uma nova época em que as relações sociais, promoção e produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos

Liberdades individuais serão eliminadas em favor da organização, da racionalidade e da produção, tornando o mundo um lugar totalmente controlado.
Pessoas vão deixando sua opinião de lado, mudando seus gostos e abrindo mão das suas vontades e valores eventualmente , muitas vezes para serem aceitas na sociedade

Modernidade Líquida

a individualidade atual é formada para atender as mudanças constantes da contemporaneidade.
Os tempos são líquidos porque, assim como a água, tudo muda muito rapidamente. Na sociedade contemporânea, nada é feito para durar.