Ameaças a biodiversidade
Fragmentação de ecossistemas
Fragmentação é o processo em que o ambiente é dividido, fragmentado em várias partes,pedaços.
Essas fragmentações, geralmente florestais, são formadas ou por barreiras antrópicas ou naturais e diminuem significativamente o fluxo de animais,pólen ou sementes.
As causas podem ser: extração de madeira, queimadas, substituição de floresta nativa por espécies exóticas, agronegócio, urbanização desordenada, implantação de estruturas de transporte, energia e saneamento,etc.
Inúmeros efeitos podem ser resultado desse fenômeno: redução da área total do ecossistema, isolamento de populações o que pode gerar diferenciação genética, diminuição do espaço para o desenvolvimento e reprodução das espécies o que pode gerar sua extinção,
Outro efeito observado é o efeito borda. Esse efeito ocorre quando uma área fragmentada começa apresentar mais luminosidade devido aos espaços vazios. Essa luminosidade faz com que o calor aumente nas bordas e a umidade reduza, além disso, as árvores na borda ficam mais expostas ao vento tendo mais risco de queda. Com isso, os fragmentos vão reduzindo cada vez mais
Em uma tentativa de reduzir seus efeitos podem ser criados corredores ecológicos. Esses são áreas que unem fragmentos ou regiões de conservação. O objetivo é permitir a circulação de espécies e a redução dos efeitos da fragmentação
Perda de habitat
Os seres humanos causam inúmeros problemas no planeta por várias ações. Essas podem prejudicar o ambiente de espécies e assim fazer com que não seja mais possível sua existência.
Algumas das causas da perdas de habitat podem ser: ocupação, plantações, criação de gado, desmatamento, modificação de clima, etc.
Uma das soluções encontradas hoje para a preservação de espécies são os parques de conservação
Espécies exóticas e invasoras
Espécies exóticas são aquelas que não são nativas de uma área a qual foram inseridas
Espécies exóticas podem se tornar invasoras, ou seja, causam prejuízo a comunidade local, competindo por recursos ou ainda sendo predadora de espécies nativas. Além disso, elas se reproduzem rapidamente e em grande quantidade já que não possuem predadores. Dessa forma geram um desequilíbrio no ambiente
São causas de seu surgimento: mudanças climáticas, desmatamento, turismo, comércio e transporte internacional e liberação de animais de estimação
A melhor forma de combate é a prevenção. Outras possibilidades como a inserção de um predador para essa espécie invasora não se mostra tão eficiente, já que, não se sabe se essa nova espécie vai ainda piorar a situação.
Estradas
As estradas são essenciais para o desenvolvimento humano, contudo as mesmas podem trazer inúmeros impactos no meio ambiente.
Alguns efeitos são: erosão, alteração do ciclo da água, poluição sonora, dispersão de poluentes,fragmentação, barreira para espécies, focos de incêndio, aumento da caça e desmatamento,atropelamentos,etc.
O atropelamento é um enorme problema pois causa perdas diretas na biodiversidade
Várias são as medidas que podem ser adotadas para evitar tais como: sinalização, cautela e paciência ao dirigir, redutores de velocidade e passagens de fauna.
As passagens de fauna são lugares que permitem o deslocamento das espécies de um ponto a outra da estrada sem que entrem em contato com os veículos.