Arte na Idade Média

Arte Bizantina

Arquitetura:Principalmente em igrejas, os templos eram construídos em forma de cruz, com corredores laterais para que os peregrinos pudessem acessar as demais câmaras da igreja enquanto houvesse celebrações, bem ornamentadas dentro, com mosaicos e pé direito bem alto.

Pintura:Eram voltadas para a religião, feitas principalmente nas paredes das igrejas, mas não foi muito utilizada, "substituída" pelos mosaicos.

Escultura: Também voltada para a religião, mas assim como a pintura não foi tão utilizada.

Arte Românica

Arquitetura:Voltada para a religião com a criação de igrejas, os templos eram mais altos e com grande utilização das abóbadas e arcos, muito bem ornamentadas por dentro e por fora.

Pintura: Marcada por temas religiosos adornavam as igrejas, tinham algumas deformações de tamanho e o uso de cores puras.

Escultura: Foi usada para adornar as catedrais pelo lado externo, criando portais que contavam histórias religiosas.

Arte Gótica

Arquitetura: Nesse período há uma maior utilização de janelas, com vitrais para a iluminação interna, a frente das igrejas passa a ter mais de um portal de entrada.

Pintura:Usada para criar os vitrais e pintar a igreja por dentro

Escultura: Foi usada para decorar a igreja por fora criando arcos e contando histórias da Bíblia.

Durante a idade medieval (séculos V-XIV) a arte se caracterizou pela integração da pintura, escultura e arquitetura. Nesse período, a igreja católica exerceu forte controle sobre a produção científica e cultural concretizando uma ligação entre a produção artística com o cristianismo. Isto proporcionou a predominância dos temas religiosos nas artes plásticas, na literatura, na música, na arquitetura e no teatro.

A arte medieval foi marcada por dois estilos artísticos: O românico e o gótico. Com as principais produções no campo da arquitetura, pintura e escultura, a arte medieval se destacou pela construção de igrejas, catedrais e palácios.