CICLO CELULAR
FASES
prófase, metáfase, anáfase e telófase.
TIPOS
mitose e meiose, na mitose a divisão de uma “célula-mãe” gera duas “células-filhas” geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existia na célula-mãe, já na meiose o processo de divisão celular é caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe.
CÂNCER
A origem das células cancerosas está associada a anomalias na regulação do ciclo celular e à perda de controle da mitose causando alterações do funcionamento de genes controladores do ciclo celular, em decorrência de mutações, são relacionados ao surgimento de um câncer.
INTERFASE
Período do ciclo celular que ocorre entre duas divisões celulares essa divisão celular faz parte do chamado ciclo celular, que se inicia quando uma célula surge e finaliza-se quando ela origina as células-filhas.
CITOCINESE
Partição em duas cópias que ocorre, de fora para dentro, isto é, como se a célula fosse estrangulada e partida em duas fazendo distribuição de organelas pelas duas células-irmãs, na verdade a divisão do citoplasma
CROMÁTIDE
um dos dois filamentos interligados, formado pela duplicação de um cromossomo durante os processos de divisão celular, durante a mitose, as cromátides permanecem unidas pelo centrômero e são chamadas "cromátides-irmãs
TELÔMERO
Estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomos. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade estrutural do cromossoma.
CENTRÔMERO
Também chamado de constrição primária, é a região do cromossomo que apresenta um estrangulamento, nele está presente, além de DNA, um disco de proteína com a função de prender os filamentos cromossômicos às fibras de fuso durante o processo de divisão celular.
MICROTUBULOS
Fa a manutenção da célula, formação do fuso mitótico, formação e movimentação de cílios e flagelos e o movimento das organelas celulares e dos cromossomos durante o processo de mitose.
CROSSING OVER
Consiste na quebra de cromátides homólogas em certos pontos, provocando em seguida troca de pedaços correspondentes entre elas, essas trocas possibilitam o surgimento de novas sequências de genes ao longo dos cromossomos.