ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL DOCENTE

ÉTICA PROFISSIONAL DOCENTE

Ética Corresponde ao processo de articulação racional do bem, à sua especificação necessária nos diferentes patamares de decisão e ação. A ética distingue-se assim da moral, ao mesmo tempo que a exige e que a interpela.

Responsabilidade profissional dos professores: desenvolver-se por referências a esse mandato social, cabendo-lhe desempenhar funções pedagógicas especificamente vocacionadas para o sucesso escolar do aluno.

Articulação racional da educação para o bem comum, passa pelos valores de cada escola, através das crenças e atitudes de todos. Os princípios éticos são partilhados por todos os profissionais da educação escolar, sendo que cada profissional da educação assume uma ontologia própria.

A postura humana do professor produz diferença pedagógica, significa admitir que os componentes de ética e moral constituem parte integrante do conhecimento profissional dos professores.

O Profissão docente como objetivo a formação humana

Incidência ética determinante que se reflete na relação pedagógica com os alunos, com outros intervenientes da comunidade educativa e com a sociedade em geral.

segundo Baptista (2005) a ética profissional docente está equacionada à diferentes dimensões da actividade profissional docente. 1.

PRINCIPAIS DEVERES DOCENTES

Deveres para com o aluno, deveres recíprocos dos docente, deveres do docente para com outros intervenientes da comunidade educativa, deveres para com a sociedade.

O professor deve ensinar a verdade, a dignidade e o bem, mas deve também pela sua prática e exemplo, dar testemunho de verdade, de dignidade e de bem.

A qualidade do desempenho profissional está ligada a qualidade do desempenho organizacional das escolas

O docente deve promover a educação integral de todas as pessoas ao seu alcance com a máxima isenção, e prestar assistência educativa aos seus alunos.

Avaliação do desempenho docente

Os padrões de desempenho definem a essência da profissão e as tarefas que dela decorrem.

Da mesma forma que não existem escolas neutras, aulas neutras ou professores neutros, também nao existem modelos de avaliação de desempenho neutros.

A avaliação do desempenho docente é a oportunidade privilegiada de reflexão sobre as práticas educativas, de explicitações deontológica e de estímulos ao desenvolvimento profissional.

objetivos de profissionalidade decorrente de sua responsabilidade pública

Corresponde a uma prática relacional complexa, multidimensional e contextualizada

objetivos de profissionalidade decorrente de sua responsabilidade pública

Remete para um referencial teleológico e prolonga -se sempre para lá do acto de avaliar

Reflete a maturidade ética e deontológica da profissão

Remete para práticas profissionais de interesse coletivo.

A avaliação justa do desempenho docente é aquela que apoiada em princípios educacionais e am padrões de desempenho profissional claros e bem definidos, adopta e leva até ao fim procedimentos de compatibilidade e equidade.

REGULAÇÃO PROFISSIONAL

Reconhecimento recente, portanto ainda não existe uma ética profissional sistematizada que contemple padrões de desempenho deontologicamente definidos.

A profissão docente distingue-se pela função de ensino que lhe é atribuída e tendo como base o domínio de um saber muito particular - A Pedagogia.

O estatuto da carreira dos educadores visam consagrar normas de conduta profissional. Definem os processos deontológicos da profissão. As convicções de caráter axiológicos de fundamentação, sistematização e explicitação.

BOM PROFESSOR

a profissão docente distingue-se pela função de ensino que lhe é atribuída e tendo como base o domínio de um saber muito particular - A Pedagogia.

A necessidade de promover uma cultura de responsabilidade social sintonizada com valores morais e cívicos consagrados. A Declaração Universal dos Direitos Humanos funciona como grande "Código ético" do nosso tempo. A educação como bem comum: (ONU, 1948). No caso dos professores, considera-se que esse bem é a educação. Um tesouro da humanidade.

Na definição teológica e deontológica de padrões de desempenho docente são capazes de transcender as condições relativas a cada escola e a cada contexto socioprofissional ao mesmo tempo que lhes confere estrutura, vitalidade e sentido, revela-se essencial em termos de identidade profissional.

Excelência ética e sabedoria pedagógica. A deontologia funciona como um elemento estruturante do conhecimento prático dos professores.

O docente ilumina o objetivo e põe-se detrás, apoiando o educando que se move por si e se dirige àquilo que o atrai, àquilo do que gosta.

No próprio seio da cultura profissional docente convivem múltiplas concepções pedagógicas e múltiplas convicções sobre o que se entende por "bom professor".

Dicas de Vídeos

O BOM PROFESSOR: EXCELÊNCIA, ÉTICA E ENGAJAMENTO : Ulisses Araújo

Educar para a Vida: Rubem Alves

Como ser um bom professor?| Leandro Karnal

Referências Bibliográficas

Baptista, I. (2005). Dar rosto ao futuro: a educação como compromisso ético. Profedições.

Baptista, I. (2011). Ética, deontologia e avaliação do desempenho docente.

da Carreira Docente, E. E. (2010). Estatuto da carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Cunha, P. (1996). Ética e educação. Lisboa: Universidade Católica Editora.

Monteiro, A. R. (2008). Qualidade, profissionalidade e deontologia na educação. Porto Editora.