GENÊROS TEXTUAIS - TIPOLOGIA DE TEXTOS

INJUNTIVO

também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor). Por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo. ORIENTA

EXEMPLOS - Propaganda
Receita culinária -ula de remédio
Manual de instruções - Regulamento
Textos prescritivos

DISSERTATIVO

ARGUMENTATIVO

Os textos dissertativos são aqueles encarregados de expor, um tema ou assunto por meio de argumentações. DEFESA DE IDÉIAS E PERSUADIR O LEITOR

TESE ou INTRODUÇÃO (apresentação)
Introdução: Também chamada de "Tese", o mais importante é EXPOR a ideia central sobre o tema de maneira clara. Importante ! A Introdução é a parte mais importante do texto, deve conter a informações que logo serão desenvolvidas.

ANTÍTESE (desenvolvimento) Também chamada de "Anti-Tese" ou "Antítese", nessa parte do texto é que se desenvolve a argumentação por meio de opiniões, dados, levantamentos, estatísticas, fatos e exemplos sobre o tema, a fim de que sua tese (ideia central) seja defendida com propriedade.

NOVA TESE (conclusão) Concluir o texto. Em outras palavras, não deixamos um texto sem concluí-lo e, por isso, esse momento é chamado de "Nova Tese" por ser fechamento das ideias, e principalmente da inserção de uma nova ideia, ou seja, uma "nova tese".

EXEMPLOS: Editorial Jornalístico
Carta de opinião
Resenha -Artigo - Ensaio
Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado

EXPOSITIVO

EXEMPLO - Seminários
Palestras - Conferências
Entrevistas - Trabalhos acadêmicos
Enciclopédia - Verbetes de dicionários

É a exposição de ideias, teorias, conceitos sem necessariamente tentar convencer o leitor.

NARRATIVO

Apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. A estrutura da narração é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

PIADA

Breve história com sentindo de humor

Subtópico

DEPOIMENTO

Ação ou efeito de depor, apresenta argumentos, declaração judicial.

CONTO

Narrativa pequena e linear, linguangem simples e direta

NOVELA

Narrativa mais extensa e difefre do romance

ROMANCE

Apresenta uma história completa composta por enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara.

FÁBULA E LENDA

é um gênero literário cuja característica principal é a narração alegórica, fantasiosa, sem compromisso com a realidade, mas permeada por recursos lúdicos e pedagógicos.

É uma narrativa breve que sempre leva a um ensinamento

DESCRITIVO

Se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos, os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor).

EXEMPLOS - Relato (viagens, históricos, etc) Cardápio - notícia- diário - currículo Biografia e autobiografia