Indicador de pressão

Tubo de Bourdon

Indicadores de pressão são usados para indicar a pressão na qual o óleo do motor está sendo forçado através dos rolamentos, nas passagens de óleo e nas partes móveis do motor, e a pressão na qual o combustível é entregue ao carburador ou controle de combustível.

São usados também para medir a pressão do ar nos sistemas de degelo e nos giroscópicos medem também as misturas ar/combustível na linha de admissão, e a pressão de líquidos e de gases em diversos outros sistemas.

O sensor é instalado na linha da pressão de óleo.

Instrumentos conjugados

São geralmente três instrumentos agrupados numa única peça. Contendo indicações de pressão
de óleo, indicações de pressão de gasolina e temperatura do óleo.

Dois desses indicadores são disponíveis para uso no painel de instrumentos de motor.

1°- O indicador de temperatura que consiste de uma resistência elétrica do tipo termômetro de óleo que trabalha com uma corrente elétrica fornecida pelo sistema elétrico da aeronave

2°- Um termômetro capilar de óleo, é um termômetro do tipo a vapor consistindo de um bulbo conectado por um tubo capilar a um tubo “Bourdon”. Um ponteiro conectado ao tubo Bourdon, através de um mecanismo multiplicador, indica no mostrador a temperatura do óleo.

O tubo Bourdon num instrumento de aeronave é uma peça feita de um tubo de metal oval ou achatado.

A pressão do óleo existente interior do tubo causa uma deformação pela expansão da peça, devido a força da pressão, e quando não há pressão, a peça por ser flexível, retorna a sua posição original.

Esse movimento de expansão ou retração é transmitido para o mostrador na parte da frente do instrumento, medindo a pressão do fluido.

Pressão e Admissão

O mostrador do instrumento é calibrado em polegadas de mercúrio (inHg).

Quando o motor está funcionando, a leitura obtida no indicador de pressão de admissão depende da rotação do motor.

A pressão indicada é a pressão imediatamente antes da entrada
nos cilindros do motor.

Quando o motor não está funcionando, o indicador de pressão de admissão registra a pressão atmosférica estática.

A pressão existente no coletor de admissão ingressa na câmara selada através de uma conexão, que é um tubo capilar de extensão curta na traseira do instrumento

Esse tubo capilar age como uma válvula de segurança para prevenir danos ao instrumento por possível retrocesso do motor

O aumento repentino de pressão causado por um retrocesso é consideravelmente reduzido pela capilaridade do tubo que tem um diâmetro reduzido

Funcionamento do motor

Quando o motor não está funcionando, a leitura do instrumento deverá ser a mesma que a pressão atmosférica local.

O altímetro do avião pode ser usado porque é um instrumento de medir pressão atmosférica A escala do barômetro no indicador do altímetro mostra a pressão atmosférica quando os ponteiros do altímetro estão em zero

O indicador de pressão da admissão deve ter a mesma leitura de pressão, se isto não ocorre, o instrumento deve ser substituído por outro que esteja operando adequadamente.

Se o ponteiro falha inteiramente em responder, o mecanismo está com toda probabilidade de defeito e o instrumento deve ser removido e substituído.

Caso o ponteiro responda, mas indique incorretamente, pode haver umidade no sistema, obstrução nas linhas, um vazamento no sistema ou um mecanismo defeituoso.

Quando há dúvida sob qual desses itens é a causa do mau funcionamento, o motor deve ser operado em regime mínimo, e uma válvula dreno (comumente localizada perto do instrumento) aberta por poucos minutos isto, usualmente, limpa o sistema da umidade.

Para limpar uma obstrução, as linhas podem ser desligadas e assopradas com ar comprimido.

O mecanismo do instrumento pode ser verificado quanto a vazamentos, desconectando se a linha final do motor e aplicando pressão de ar até que o instrumento indique 50 de mercúrio, então a linha deve ser rapidamente fechada.

Se o ponteiro do instrumento retorna a indicar a pressão atmosférica, é porque existe um vazamento Se um vazamento está evidente, mas não pode ser localizado, o instrumento deve ser substituído.