MAGNETISMO

O que é magnetismo ?

É a força de atração que é exercida

Como Funciona?

Um ímã é um material capaz de produzir um campo magnético externo e atrair ferro. Os ímãs que manifestam suas propriedades de forma permanente podem ser naturais, como a magnetita (Fe3O4) ou artificiais, obtidos a partir de ligas de diferentes metais.

Quem os descobriu?

2. Eletromagnetismo

Experiência de Oersted:

Hans Oersted estava preparando sua aula de física na Universidade de Copenhagen, numa tarde de abril, quando ao mover uma bússola perto de um fio que carregava corrente elétrica, percebeu que a agulha estava desviada até ficar perpendicular à direção da Terra. cabo. Mais tarde, ele repetiu o experimento um grande número de vezes, confirmando o fenômeno. Pela primeira vez, foi encontrada uma conexão entre eletricidade e magnetismo, em um acidente que pode ser considerado o nascimento do eletromagnetismo.

Da experiência de Oersted segue-se que;

Uma carga em movimento cria um campo magnético no espaço ao seu redor.

Uma corrente elétrica fluindo através de um condutor gera ao seu redor um campo magnético cuja intensidade depende da intensidade da corrente elétrica e da distância do condutor.

Tópico principal

O que é eletromagnetismo ?

É um campo magnético criado por um loop através do qual a corrente elétrica circula aumenta com o aumento da intensidade da corrente elétrica

Quais são as formas com as quais o eletromagnetismo é criado ?

A bússola:

A bússola aponta para o norte magnético da terra, o que não coincide com o norte geográfico, já que sabe ter explicado antes que os pólos opostos se atraiam e os semelhantes se repelam, no norte geográfico da terra está o pólo sul magneticamente falando por o que seu oposto (norte neste caso) aponta o oposto em uma bússola

Uma carga em movimento cria um campo magnético no espaço ao seu redor

Uma corrente elétrica fluindo através de um condutor gera ao seu redor um campo magnético cuja intensidade depende da intensidade da corrente elétrica e da distância do condutor.

Campo magnético criado por um condutor retilíneo:

Uma corrente retilínea cria ao seu redor um campo magnético cuja intensidade aumenta à medida que a intensidade da corrente elétrica aumenta

O que são correntes parasitas ?

Em 1831, Michael Faraday observou que um ímã gerava uma corrente elétrica nas proximidades de uma bobina, enquanto o ímã ou a bobina estavam em movimento. A explicação teórica foi:
Um campo magnético variável (ímã em movimento, bobina ou fio) é necessário para criar uma corrente elétrica no fio ou bobina.
Essa corrente é conhecida como corrente induzida e o fenômeno como indução eletromagnética. A corrente elétrica induzida existe enquanto dura a variação do campo magnético.

A intensidade da corrente elétrica é tanto maior quanto mais forte é o campo magnético e mais rápido o ímã ou a bobina se movem.

Quais são as aplicações das correntes parasitas ?

Alternador e dínamo