MODERNISMO NO BRASIL
O CENÁRIO ARTÍSTICO BRASILEIRO SOFRIA FORTES INFLUÊNCIAS DA VANGUARDA EUROPEIA.
O MOVIMENTO MODERNISTA NO BRASIL OCORREU EM TRÊS PERÍODOS QUE VÃO DE 1922 A 1945.O MODERNISMO FOI O REFLEXO DA HISTÓRIA POLÍTICA E SOCIAL DO PAÍS.É A PARTIR DA SEMANA DA ARTE MODERNA QUE O MODERNISMO TOMA CONSISTÊNCIA NO BRASIL.
PRIMEIRA FASE DO MODERNISMO:RECONSTRUÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA,REVISÃO CRÍTICA DO PASSADO HISTÓRICO E DAS QUESTÕES CULTURAIS,ABOLIÇÃO DA VISÃO DE COLONIZADOS,NACIONALISMO CRÍTICO,IRONIA,LINGUAGEM COLOQUIAL E CRÍTICA SOCIAL.
SEGUNDA FASE DO MODERNISMO:INTERESSE POR TEMAS NACIONALISTAS,ROMANCE FOCADO DIRETAMENTE NOS FATOS,ROMANCE DE CARÁTER DOCUMENTAL.
TERCEIRA FASE DO MODERNISMO:REGIONALISMO UNIVERSAL,OBJETIVISMO,INFLUÊNCIA DO SIMBOLISMO E DO PARNASIANISMO,VALORIZAÇÃO DA MÉTRICA E DA RIMA,METALINGUAGEM.
PODEMOS CITAR COMO PRINCIPAIS ARTISTAS PESSOAS COMO TARSILA DO AMARAL,DI CAVALCANTI,ANITTA MALFATTI ENTRE TANTOS OUTROS.MUITOS ARTISTAS NÃO ESTAVAM PRESENTES NO "GRUPO DOS CINCO",MAS,FORAM DE TOTAL IMPORTÂNCIA NA SEMANA DA ARTE MODERNA.ESSES CITADOS ACIMA FIZERAM OBRAS MUITO CONHECIDAS ATUALMENTE COMO O "HOMEM AMARELO",O "ABAPORU" E "MULATAS".
O "GRUPO DOS CINCO" FOI O CONJUNTO DE ARTISTAS QUE LIDERARAM A SEMANA DA ARTE MODERNA,ENTRE ELES ESTAVAM TARSILA DO AMARAL E ANITTA MALFATTI(PINTORAS) E PELOS ESCRITORES MÁRIO DE ANDRADE,OSWALD DE ANDRADE E MENOTTI DEL PICCHIA.
A SEMANA DA ARTE MODERNA OCORREU EM 1922 E FOI MUITO MARCANTE POR INTEGRAR VÁRIAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COMO PINTURA E ESCULTURA.
TEVE O OBJETIVO DE QUEBRAR OS PRECEITOS VIGENTES,DESCARTANDO A IDEIA DE FORMALISMO E USANDO UMA LINGUAGEM COLOQUIAL E COTIDIANA.
POR ISSO,A SEMANA DA ARTE MODERNA FOI DURAMENTE CRITICADA PELOS "CONSERVADORES".
ESSA SEMANA OCORREU QUANDO O BRASIL ESTAVA COMPLETANDO 100 ANOS DA INDEPENDÊNCIA E A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL HAVIA ACABADO.