O Desfecho Do Conflito
A partir de 1917, os países da Tríplice Entente começaram a se fortalecer, causando um desequilíbrio
de forças na Primeira Guerra Mundial.
A entrada dos Estados Unidos na guerra
Em 1917, os alemães declararam guerra contra qualquer país que
fornecesse suprimentos para seus inimigos. O país mais atingido foram os Estados Unidos, grande parceiro comercial do Reino Unido.
Em abril de 1917, após um ataque alemão a um de seus navios, os Estados Unidos entraram na guerra. O Governo estadunidense também investiu pesado na propaganda, criando o Comitêde Informação Pública, buscandopreparar campanhas publicitárias com o objetivo de obter
apoio popular à participação do país na guerra.
Em um período no qual os exércitos europeus já estavam muito
desgastados por anos de conflito, o poder bélico estadunidense colaborou de forma
decisiva para a vitória da Entente.
O fim da guerra
Em 1917, a guerra chegou a um impasse. Divisões e motins no interior dos exércitos expressavam o desgaste de um que já durava três anos. A Rússia, debilitada pelas batalhas e dividida internamente pela eclosão de uma revolução socialista (que precedeu uma guerra civil), assinou a paz em separado com a Alemanha e saiu da guerra. Em janeiro de 1919, os vencedores reuniram-se em Paris para discutir as condições da paz.
Na Conferência de Paris, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, apresentou uma proposta que defendia uma paz sem indenizações nem anexações territoriais. Alguns pontos defendidos por Wilson acabaram
se concretizando, como a independência de alguns Estados europeus e a criação da Sociedade das Nações, organização internacional que teria o papel de assegurar a paz.
O continente europeu foi reconfigurado. O continente europeu foi reconfigurado. O Império
Austro-Húngaro foi desmembrado e de seu fatiamento surgiram o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (a partir de 1929 chamado de Iugoslávia), a Tchecoslováquia e a Hungria, que reconquistou sua independência. A Turquia perdeu quase todos os seus domínios para os britânicos e os franceses. Independentes do Império Russo, formaram-se Letônia, Estônia, Lituânia e Finlândia. A Polônia, antes dividida entre os grandes impérios da região, também surgiu como um Estado independente.
As Consequências da guerra
Morte e destruição:Estima-se +/- 10 milhões de soldados mortos em combate, enquanto mais de 5 milhões de civis sucumbiram vitimas dos bombardeios, da fome e das epidemias. Além disso, a guerra ainda deixou cerca de 30 milhões feridos;
Tratado de Versalhes (1919):O tratado impôs duras penalidades à Alemanha. Estipulava, por
exemplo, que a Alemanha deveria devolver e ceder vários territórios, entregar navios mercantes e militares, pagar uma enorme indenização aos países vencedores, reduzir o poderio militar de seus exércitos, além de ser proibida de constituir aviação militar;
Criação da Liga das Nações (1919):Tendo como sede a cidade suíça de Genebra, tinha como
principal missão mediar conflitos internacionais, procurando preservar a paz mundial;
Ascensão dos EUA:Os Estados Unidos saíram da Primeira Guerra como credores da Europa,
projetando-se como grande potência mundial.
Surgimento de novo países.
A participação do Brasil
O Brasil manteve-se neutro no início da guerra, com o objetivo principal de não prejudicar as
vendas de café no exterior. O país só entrou em conflito depois de uma série de bombardeios alemães a navios brasileiros no primeiro semestre de 1917. Em 26 de outubro daquele ano, depois de fortes pressões populares, o Brasil declarou guerra á aliança germânica.
A participação militar do Brasil foi pequena, algumas participações de pilotos da força aérea. O Brasil contribuiu também com apoio médico e fornecimento de alimentos e matérias-primas. Além disso, a marinha patrulhou o Atlântico atrás dos tão temidos submarinos alemães.
A saída da Rússia
Na Rússia, os revolucionários tomaram o poder em 1917. A chamada Revolução Russa instituiu um novo governo que assinou um acordo de paz com a Alemanha em março de 1918 e cedendo parte do seu território. O fim dos combates na frente oriental, fez com que os alemães deslocassem suas tropas para a frente ocidental, encaminhando o fim do conflito.
Nos termos dos vencedores
Algumas propostas apresentadas por
Woodrow Wilson não interessavam aos
vencedores, sobretudo ao Reino Unido e à
França, que queriam afastar a Alemanha do
centro do cenário político, econômico e militar
da Europa.
O principal acordo político para o fim da guerra, o Tratado de Versalhes, foi firmado no Palácio de
Versalhes, na França, em 28 de junho de 1919.
As condições impostas à Alemanha, considerada a única culpada pela guerra, foram duríssimas. O país teve parte do seu território ocupado e foi obrigado a devolver a região da Alsácia-Lorena para a França. Além disso, perdeu suas colônias e teve que pagar elevadas indenizações.
Para os alemães iniciou-se um período de grave crise econômica e social.