Tipos Metodológicos de Estudo
Epidemiológicos
O ramo da medicina que trata da metodologia da pesquisa é conhecido como Epidemiologia Clínica. Sua contribuição consiste na procura de respostas para as questões clínicas, assim como conduzir decisões baseadas nas melhores evidências disponíveis.
Observacionais
Descritivos
Irão determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
Relato de caso
Constitui exemplo de série de casos um conjunto de pacientes submetido são mesmo tratamento, dado que tiveram o mesmo diagnóstico ou um conjunto de faculdades que estão desenvolvendo um mesmo projeto.
Estudo de série de casos
Uma descrição detalhada de casos clínicos que contenham características sobre sinais, sintomas e outras características do indivíduo estudado, relatando todos os procedimentos utilizados.
Analíticos
Examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde
Transversal
O pesquisador coleta uma amostra da população e levanta dados de duas variáveis, o participante tem ou não uma doença e foi exposto ou não ao fator de risco para estudar prevalências.
Caso Controle
Seleciona dois grupos um de pessoas sadias e outro grupo de pessoas doentes, que são examinadas e questionadas para que o pesquisador possa buscar, na diferença de seus históricos os fatores que predispõem pessoas a doença em um estudo. Faz um retrospecto da vida dos participante se depois compara as proporções ao fator de risco, nos dois grupos.
Coorte
Um grande grupo de pessoas com características definidas é observado para determinar a incidência de uma doença específica, mortalidade por determinada causa ou outro tipo de desfecho clínico.
Ecológico
Procura correlações geográficas entre a incidência da doença ou mortalidade e a prevalência de fatores de risco.
Experimentais
(Intervenção)
Ensaio Clínico
Randomizado
Os participantes do estudo são distribuídos aleatoriamente para aplicação de uma intervenção (ex: tratamento farmacológico) comparada a outra intervenção (ex: tratamento placebo). Os grupos são acompanhados por um período de tempo e analisados por desfecho específicos, definidos no início do estudo.