Categorii: Tot - célula - funções - organelas

realizată de Jade Luisa 2 ani în urmă

171

Célula - Organelas Citoplasmáticas

As células eucarióticas contêm várias organelas citoplasmáticas essenciais que desempenham funções vitais. O retículo endoplasmático é uma dessas organelas e está envolvido na produção de lipídios e proteínas, além de armazenar cálcio.

Célula - Organelas Citoplasmáticas

Célula - Organelas Citoplasmáticas

Vacúolos

O vacúolo é qualquer cavidade no interior da célula preenchida com água, ar e o mais conhecido é o encontrado nos vegetais, também chamado de vacúolo do suco celular. Existem outros tipos de vacúolos, como os digestivos os, contrátil e vacúolo de suco celular. O vacúolo contrátil expulsa o excesso de água que entra no protozoário. Um vacúolo de seiva celular é o tipo encontrado em células vegetais e geralmente é chamado apenas de vacúolo. Essa estrutura, assim como a presença de parede celular e plastídios, constituem diferença entre células animais e vegetais. As principais funções podem ser atribuídas aos vacúolos da seiva celular são armazenamento de substâncias, controle osmótico, manutenção do pH celular, digestão de componentes celulares, pigmentação de flores e frutos e defesa contra patógenos e herbívoros.

Mitocôndrias

As mitocôndrias são organelas envolvidas no processo de respiração celular. Referido como potência das células porque grandes quantidades de ATP são construídas durante o processo de respiração celular. São achadas em células eucarióticas. Associadas ao processo de respiração celular e encontradas em maior número em células com alta atividade metabólica. As mitocôndrias são organelas ligadas à membrana. A mais interna das mitocôndrias forma as cristemitocôndrias. As cristas mitocondriais circundam a matriz mitocondrial, que contém proteínas, DNA, RNA e ribossomos. O DNA mitocondrial é semelhante ao DNA bacteriano.A origem das mitocôndrias pode ser explicada pela teoria endossimbiótica.

Complexo golgiense

É uma organela envolvida no processo de secreção de substâncias. Suas principais funções são: processar lipídios e proteínas embalagem e endereçamento de moléculas sintetizadas nas células, fabricação de macromoléculas, como polissacarídeos não celulósicos produzidos nessa organela das células vegetais e incorporados à parede celular. O complexo de Golgi é responsável pela produção do acrossomas, com uma vesícula localizada na cabeça do espermatozoide contendo as enzimas necessárias para que o gameta penetre no oócito secundário. O acrossoma é essencial para a fertilização.

Retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático é encontrado nas células eucarióticas. Formada por várias vesículas e túbulos e por uma membrana e ao longo da membrana externa que cobre o núcleo e delimita um espaço chamado de cisterna do retículo endoplasmático. O retículo endoplasmático está envolvido em uma variedade de funções nas células. Entre eles, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre nas membranas dessas organelas. Além disso, essa estrutura armazena cálcio como fonte de armazenamento intracelular. Podendo ser dividido em dois tipos: granular com ribossomos em sua membrana e granular sem ribossomos.

Parede celular

A principal função da parede celular é proteger a célula e fortalecer externamente. Trabalhando prevenção da citoplasmose em plantas e alguns protozoários, bactérias e fungos. Em células vegetais inchadas, as paredes celulares permitem maior rigidez de certos tecidos, ajudando assim a sustentar certas partes da planta. Não ocorrendo em todas as células, se ocorrer, estará localizada na parte externa da membrana plasmática. Consiste em cadeias de carboidratos e aminoácidos que variam entre as espécies e podem até variar dentro do mesmo corpo, dependendo do tipo de célula. Nos fungos, o principal componente da parede celular é a quitina, nas plantas é a celulose.

Lisossomos

Principal função são as enzimas digestivas. Funciona para quebrar coisas dentro da célula. São enzimas hidrolíticas com o meio aquoso, que funcionam como catalizador biológico. Já a digestão intracelular pode ocorrer de material absorvido pela célula durante a endocitose, durante a reutilização de partículas ou na recuperação de organelas antigas ou inativas da própria célula.
Os lisossomos são organelas membranosas, encontradas em celulas eucariontes.

Citoesqueleto

O citoesqueleto está presente nas células eucarióticas. São microfilamentos e microtúbulos de proteínas responsáveis pela organização estrutural interna e forma das células, também permite que substâncias e organelas se movam no espaço intracelular e está envolvido no movimento celular.

CENTRIOLOS

Os cílios e flagelos são centríolos, e os cílios podem ser observados na traqueia através de um microscópio e que ajudam a transportar muco e remover impurezas e os flagelos estão presentes nos espermatozoides e contribuem para a mobilidade celular.
Consítuido por 27 túbulos formando a estrutura chamada de tubulina, e também atuam na formação de cílios e flagelos.
São estruturas não membranares encontradas nas células animais, e em alguns vegetais. Em geral possui um par de centriolo chamado de diplossomo, proximo ao núcleo, chamado de centrossomo.

Ribossomos

São organelas não membranares encontradas em duas células as células procarióticas (como bactérias) e células eucarióticas (como células animais). Podendo estar livres no citoplasma ou associados a outra organela, o retículo endoplasmático granular. Sua principal função é a síntese de proteínas.