realizată de Luca Gabriel De La Torre 5 ani în urmă
207
Classificação das substâncias
O pH é uma medida usada para determinar a acidez ou basicidade de uma substância com base na quantidade de íons hidrônio em solução aquosa. Soluções com pH menor que 7 são ácidas, e quanto menor o valor, mais ácida é a solução.
Por exemplo na agricultura, a absorção dos nutrientes pelas raízes das plantas é afetada pela acidez do solo, uma das técnicas mais simples e utilizadas na agricultura é a calagem.
As transformações químicas pelas quais passam as substâncias são chamadas de reações químicas, onde são criadas novas substâncias.
As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Nessa reação, os íons H+ E OH- reagem, formando água.
Equação química:
HCl+NaOH= NaCl + H2O
As substâncias básicas estão em muitos produtos encontrados em nossa residência como o creme dental, o leite de magnésia e o sabão em pedra. Muitas dessas bases são corrosivas e tóxicas, como o hidróxido de sódio.
Quando uma substância interage quimicamente com a água e forma um íon chamado hidroxila (OH-), considera-se essa substância como básica, caráter básico
Equação química que representa esse processo:
NaOH->H20 = Na+ + OH-
Algumas formas de classificação de substâncias
Uma das propriedades das substâncias ácidas é o gosto azedo.
Quando uma substância interage com água e forma o íon hidrônio (H+), considera-se que a mesma apresenta caráter ácido. É desta maneira que os cientistas determinam se a substância é acida ou não.
Equação química que representa esse processo: HCl->H20 = H+ + Cl-
O Processo leva à formação de íons em solução, assim, os ácidos conseguem conduzir eletricidade.
Em meados do século XVIII, foi proposta uma nova classificação que dividia as substâncias não metálicas em dois grandes grupos: origem animal e vegetal, classificadas como orgânicas, e as de origem de mineral, inorgânicas.
No início do século XIX, os experimentos de alguns cientistas (Friedrich Wohler [1800-1882] e Adolph Koibe [1818-1884] demonstraram a capacidade de sintetizar essas substâncias em laboratório. Atualmente, são denominadas substâncias orgânicas aquelas que possuem carbono em sua composição. Porém, algumas substâncias que tem átomos de carbono em sua composição, são classificadas como inorgânicas. Entre elas está o dióxido de carbono, monóxido de carbono e os sais de carbonato. As substâncias inorgânicas podem ser classificadas ainda em quatro grupos : ácidos, bases, óxidos e sais.
Propriedades funcionais:
-Podem formar ácidos (aq)
-Podem formar bases (aq)
-Sempre são binários (dois elementos, um deles é sempre o oxigênio)
Propriedades funcionais:
- Geralmente possuem sabor salgado -Conduzem corrente elétrica, quando em solução aquosa;
– Podem reagir com ácidos, com bases, com outros sais e com metais.
Classificação das substâncias inorgânicas e suas propriedades
Propriedades funcionais:
-dissociam-se em água
-reagem com ácidos
-tem pH > 7
-são eletrólitos
Propriedades funcionais:
- ionizam em água
- reagem com metais
- reagem com bases
- tem pH < 7
- tem gosto azedo
- são eletrólitos
*Para saber ou determinar o valor de pH de uma solução são geralmente usados peagômetros, ou por substâncias que indicam através da coloração. Algumas frutas também como o repolho roxo, a uva e açaí possuem substâncias que podem ser extraídas e usadas como indicadores ácidos-bases.
Reações Químicas entre Ácidos e Bases
Óxidos são substâncias formadas por átomos de dois elementos químicos, sendo que um deles, é o oxigênio.
Existem algumas classificações para óxidos, por exemplo, óxidos que apresentam um elemento metálico (óxidos metálicos) e os que não apresentam elemento metálico (óxidos não metálicos)
Outra classificação, essa se refere ao comportamento dos óxidos em água, alguns óxidos que reagem com água formam ácidos, e outros bases, esses são chamados de óxidos ácidos e básicos.
Equação representativa:
CO2 + H2O -> H2CO3 (dióxido de carbono + água = ácido carbônico)
Na2O + H2O = 2NaOH (óxido de sódio + água = hidróxido de sódio)
Óxidos neutros por sua vez, não geram íons H+ e OH- em água, ou seja, não tem o mesmo comportamento. Exemplos: monóxido de carbono e nitrogênio (CO;NO)
O termo sal na ciência pode se referir à um grupo de substâncias que possuí cloreto de sódio em sua composição, está incluído.
O hidrogenocarbonato (NaHCO3) de sódio por exemplo, utilizado como fermento químico de pães e bolos.
Uma maneira de se obter o sal é combinando ácidos com bases.
Exemplo NaCl, sal de cozinha:
HCl+NaOH = NaCl + H2O
Os sais em si, são substâncias iônicas, por isso, no estado sólido não conduzem eletricidade. Porém quanto dissolvidos em água, liberam íons e os mesmos têm liberdade de movimento, conduzindo eletricidade.
Para determinar a acidez ou basicidade de uma substância, é utilizada uma medida chamada "potencial hidrogeniônico" o pH. Esse potencial se refere à quantidade de íons hidrônio em solução aquosa.
Soluções à 25°C e com valor de pH menor que 7 são consideradas ácidas. Quanto menor esse valor, mais ácida será a solução.
Soluções à 25°C e com valor de pH maior que 7 são consideradas básicas e quanto maior esse valor, mais básica será a solução.
Soluções à 25°C e com valor de pH igual a 7, é considerada a solução como neutra, ou seja, a quantidade de íons H+ e OH- é a mesma na solução.