O infarto agudo do miocárdio é um evento crítico caracterizado pela interrupção do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, geralmente devido ao rompimento de uma placa de ateroma e subsequente formação de trombos.
Lactato desidrogenase (LDH) É encontrada no figado e hemácias, LDH não é especifica para o músculo cardíaco.
Aspartato aminotransferase (AST) A sua liberação não és especifica do IM, mais encontram- se em patologias em que afetam o figado e o músculo esquelético.
Creatina Cinase (CC) É liberada pelo músculo esquelético lesado, a isoenzima é a mesma do músculo esqueletico (CC-MM). A enzima em que indica mais especifica a lesão do musculo és a CC-MB. E esta sendo mais usada na investigação de IM.
INDICADORES BIOQUIMICOS - Mioglobulina - Troponina I e T
Troponina I E T -Marcadores sensíveis e específicos para o IM agudo, são liberadas pelas células do músculo cardiaco de 3-12h após o infarto. A Troponina T, leva ate 2 semanas para retornar aos niveis normais, e a I de 5-10 dias.
Mioglobulina - Detectável de 1-3h após o infarto - Indicador mais precoce - - Útil para a triagem dos pacientes com dor no peito que são examinados na clinica de emergência.
APRESENTAÇÃO DO IM Ocorre quando o suprimento de sangue para o músculo coronário reduz, resultado do rompimento da placa de ateroma e de trombose subsequente.
DIAGNÓSTICO -Dor no peito forte -Alterações do ECG indicativas de infarto do miocárdio (24H). -Liberação de enzimas cardíacas