A poluição do solo resulta da infiltração de lixo e produtos tóxicos, afetando a saúde pública, a vegetação e a fertilidade do solo, além de aumentar o risco de erosão. A poluição atmosférica é causada pela emissão de gases poluentes de fábricas e veículos, contribuindo para o buraco na camada de ozono, aquecimento global e chuvas ácidas.
Nas cidades é mais frequente. É causada pelo excesso de publicidade, cartazes e outras formas de transformar as paisagens.
Consequências: pode tornar o espaço geográfico menos agradável, desenvolvendo desconforto e aumento do nível médio de problemas sociais oriundos do stress.
Sonora
É provocada pelo ruído resultante do funcionamento de fábricas, do trânsito nas cidades... excesso de barulho.
Consequências: problemas de saúde (audição, insónias, cansaço, aumento da pressão arterial), dificuldade em comunicar e o bem-estar da população. O excesso de ruídos elevados no trânsito, nas fábricas e também nas obras aumenta o nível de stress.
Ar ou atmosférica
É provocada pela libertação de fumos e gases poluentes, provenientes das fábricas, motores de veículos, das refinarias. Principais poluentes: monóxido de carbono e dióxido de carbono, chumbo.
Consequências: buraco da camada de ozono, aumento do efeito de estufa, aquecimento global e aumento das chuvas ácidas.
Radioativa ou nuclear
É considerada a mais perigosa. Ela é proveniente da radiação, que é um efeito químico derivado de ondas de energia (sejam elas de calor, de luz ou de outras formas).
Consequências: danos genéticos, que causam alterações em genes e cromossomos, levando a deformações e mutações; ou não genéticos (danos ao corpo), que causam queimaduras, tumores, cancro de órgãos, leucemia e problemas de fertilidade.
Térmica
Ela ocorre quando a temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema aquático (como um rio, por exemplo) é aumentada ou diminuída, causando um impacto direto na população desse ecossistema
Pode causar a morte de pássaros, insetos e plantas.
Água ou hídrica
É provocada pela libertação de esgotos, resíduos tóxicos e pesticidas usadas na agricultura para os cursos de água.
Consequências: poluição dos cursos de água, morte dos animais, derramamento de produtos químicos e também de petróleo no fundo dos mares. Aumento de doenças e do mau cheiro, causado, em muitos casos, pelo mau direcionamento do esgoto doméstico e industrial.
Solo
É das mais frequentes.É a infiltração de lixo e produtos tóxicos no subsolo, podendo atingir o lençol freático.
Redução da vegetação.
Problemas de saúde pública.
Libertação de gases poluentes.
Entupimento de canos. Contaminação da água e do ar. Redução da fertilidade do solo. Aumento do risco de erosão e a perda de nutrientes.